TRE-ES inicia o cadastramento biométrico de eleitores de 15 municípios do Estado
Os trabalhos começaram na última segunda-feira (13) e seguem até dezembro

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) iniciou a convocação para o cadastramento biométrico do eleitorado de 15 municípios do interior do Estado. As cidades escolhidas foram Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Barra de São Francisco, Conceição da Barra, Ecoporanga, Guaçuí, Iconha, Jaguaré, Montanha, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiro, São Gabriel da Palha e Venda Nova do imigrante.
Carros de som estão circulando pelas ruas dos municípios selecionados e recebem o reforço por meio de cartazes e cards de whatsapp para informar que as eleitoras e os eleitores que ainda não coletaram a digital procurem o cartório eleitoral. Para garantir que só quem precisa sair de casa não pegue filas, o tribunal desenvolveu um site para consulta da situação cadastral e marcação de horário de atendimento. https://biometria.tre-es.jus.br/
Tudo pensado para facilitar a vida do eleitor e possibilitar maior segurança no processo eleitoral.
Além do cadastramento nos 15 municípios, o TRE-ES e a Sesp acertaram os últimos detalhes para o envio de 500 mil cadastros biométricos e biográficos do banco de Identificação Civil Nacional do Estado para o Tribunal Superior Eleitoral. Os repasses começam em novembro e a expectativa é de que até marco de 2026 todos os dados sejam encaminhados ao ponto de que cada novo registro será direcionado em tempo real para o TSE.