Despertar Cidadão: Juiz eleitoral visita turmas participantes do projeto em Muniz Freire
Estudantes das 7 turmas da Escola CEEFMTI Bráulio Franco conversaram com o magistrado sobre a importância do voto

Os estudantes da Escola CEEFMTI Bráulio Franco, de Muniz Freire, receberam na última quinta-feira (16), a visita do juiz titular da 19ª Zona Eleitoral, Marcelo Mattar Coutinho, e dos servidores do cartório eleitoral. Em pauta, uma conversa sobre a importância do voto e sobre as ações de cidadania e democracia que fazem parte do Projeto Desperta Cidadão, uma parceria firmada entre três escolas públicas de Irupi e Muniz Freire com a Justiça Eleitoral. A presença do magistrado na escola e a participação dos estudantes na gincana têm rendido fotos e vídeos curtos que são postados todos os dias na página do instagram do TRE-ES.
Os alunos da Escola CEEFMTI Bráulio Franco têm até esta sexta-feira (17) para realizar as ações que valem ponto para a gincana e na próxima segunda-feira (20), a equipe da Justiça Eleitoral estará de volta ao CEEFMTI Bráulio Franco com uma programação especial: uma conversa sobre os cargos em disputa nas eleições de 2026, uma simulação de votação em urna eletrônica — para que os alunos experimentem como é participar de uma eleição — e, claro, a entrega do prêmio da Gincana da Cidadania.
O Projeto Despertar Cidadão, desenvolvido pela 19ª Zona Eleitoral do TRE-ES, busca fortalecer a cidadania e ampliar a participação democrática entre jovens estudantes do ensino médio nos municípios de Muniz Freire e Irupi.
A iniciativa parte de um diagnóstico detalhado sobre a situação eleitoral dos alunos, revelando que grande parte ainda não possui título de eleitor.
Entre seus principais objetivos estão:
Incentivar o alistamento eleitoral de jovens a partir dos 16 anos e a regularização da situação eleitoral dos familiares;
Promover a educação para a cidadania, por meio de atividades pedagógicas como teatro, gincana e roda de conversa;
Aproximar a Justiça Eleitoral da comunidade escolar e familiar, criando vínculos de confiança e engajamento;
Valorizar o voto consciente, como direito, dever e instrumento de transformação social.
O projeto prevê ações práticas e motivadoras, como a assinatura do Pacto pela Cidadania Eleitoral, gincana, simulações de votação e atendimentos de alistamento, revisão e transferência eleitoral.