Espírito Santo registra aumento do número de eleitoras e eleitores com biometria coletada em novembro
Mutirões e chamamento público impulsionam resultado positivo no Estado

Espírito Santo registrou crescimento no número de eleitoras e eleitores com biometria coletada no mês de novembro. Dados consolidados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que o Estado contabilizou 61.230 novos cadastros biométricos em relação ao mês de outubro, elevando o percentual de 65,62% para 67,57% do eleitorado. O número absoluto passou de 1.915.586 para 1.976.816 pessoas com digitais cadastradas.
O avanço está diretamente associado às ações do mutirão promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) em 15 municípios do interior do Estado (Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Barra de São Francisco, Conceição da Barra, Ecoporanga, Guaçuí, Iconha, Jaguaré, Montanha, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, São Gabriel da Palha e Venda Nova do Imigrante) e ao chamamento público para os cartórios eleitorais de todos as cidades.
Importância da biometria
A coleta biométrica é fundamental para garantir mais agilidade, segurança e transparência nas eleições, evitando fraudes e agilizando o atendimento no dia da votação, evitando a formação de filas. Com a biometria coletada, a identificação da eleitora ou eleitor se dá pela digital através do leitor biométrico da urna. Como a digital é única, não haverá dúvida sobre a identificação.
Outro fator importante é a agilidade, não havendo necessidade de conferência de documentos e confirmação na folha de votação sobre a identidade do eleitor ou eleitora.
Prazo
Os eleitores devem comparecer o quanto antes ao cartório eleitoral para evitar longas filas e demora no atendimento. O cadastro eleitoral permanecerá aberto para alterações até 30 de dezembro de 2025. O prazo para solicitar o título de eleitor, regularizar a situação eleitoral ou transferir o domicílio vai até 6 de maio de 2026. A orientação consta do Provimento nº 5/2025 da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral (CGE), que disciplina o modelo de atendimento ao público no período que antecede o fechamento do cadastro eleitoral.
A coleta tem que ser presencial
A coleta biométrica é realizada apenas em atendimentos presenciais. O eleitor deve se dirigir ao cartório eleitoral responsável pelo seu título (no município onde você vota) para fazer o seu cadastro biométrico. O eleitor deverá comparecer ao Cartório Eleitoral munido de DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO e COMPROVANTE DE DOMICÍLIO, além de CPF e TÍTULO DE ELEITOR, se houver.

