TRE-ES, MPE e Polícia Militar realizam reunião de trabalho sobre Segurança nas Eleições 2018
Os mais de 200 presentes receberam uma cartilha de orientações para o dia da eleição, com as dúvidas mais comuns sobre as condutas vedadas para eleitores e candidatos

Faltando 17 dias para o primeiro turno de votação, representantes do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES); do Ministério Público Eleitoral (MPE-ES); e das Polícias Militar, Civil e Guarda Municipal de Vitória, estiveram reunidos em mais um encontro de alinhamento das ações de segurança para as Eleições 2018. O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira (20), no auditório do Hospital da Polícia Militar (HPM), em Bento Ferreira, Vitória.
Participaram da reunião, o presidente do TRE-ES, Desembargador Annibal de Rezende Lima; o diretor geral do TRE-ES, Alvimar Dias Nascimento; o juiz auxiliar da Presidência do TRE-ES, Anselmo Laranja; o juiz titular do TRE-ES e presidente do Colégio dos Dirigentes das Escolas Judiciárias (CODEJE), Aldary Nunes Junior; a procuradora do Ministério Público Federal, Nadja Machado Botelho; o anfitrião do evento, comandante em exercício da Polícia Militar do Espírito Santo, coronel Reinaldo Brezinski; o chefe do Estado Maior da PMES, coronel Marcio Celante Weolffel; coronel Márcio Arantes e coronel Jocarly Martins de Aguiar Júnior - Estado Maior Geral da Polícia Militar; o delegado João Batista Calmon, superintendente de Inteligência e Ações Estratégicas (SIAE) da Polícia Civil; o delegado Faustino Antunes Simões Filho, superintendente de Polícia Regional Sul; o delegado Paulo Rogerio Souza da Silva, superintendente de Polícia Regional Serrana; o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Coronel Fronzio Calheira Mota; e o diretor de Tecnologia da Informação do TRE-ES, Danilo Marchori.
O presidente do TRE-ES, Desembargador Annibal de Rezende Lima, agradeceu a recepção calorosa da Polícia Militar e reforçou o pedido de empenho das forças de segurança para que as eleições em Solo Espírito-santense ocorram de forma pacífica e segura. "Acompanhamos o acirramento dos ânimos, principalmente nas redes sociais, nesta reta final e destacamos nossa preocupação para que todos possam demonstrar seu direito ao voto da melhor forma possível, sem excessos e com segurança", finalizou.
O comandante em exercício da Polícia Militar, coronel Reinaldo Brezinski, destacou a responsabilidade e o comprometimento de toda a Corporação para que as eleições 2018 sejam seguras. "Estamos trabalhando juntos com o TRE-ES para garantir que todos os capixabas possam sair às urnas no dia 7 de outubro para exercer seu dever cívico com tranquilidade e de forma pacífica", destacou.
Os mais de 200 presentes receberam uma cartilha de orientações para o dia da eleição, com as dúvidas mais comuns sobre as condutas vedadas para eleitores e candidatos e indicações de procedimentos em caso de violação da legislação eleitoral. Para detalhar esse tema, a procuradora do Ministério Público Federal, Nadja Machado Botelho; e o juiz titular do TRE-ES, Aldary Nunes Junior, fizeram apresentações para explicar o que deve ser observado e ressaltaram a importância do trabalho das polícias Civil e Militar na condução pacífica do processo eleitoral.
O diretor de Tecnologia da Informação do TRE-ES, Danilo Marchiori, finalizou a reunião de trabalho com uma apresentação sobre a segurança da urna eletrônica e desmistificou várias fake news sobre o processo eleitoral no Espírito Santo e no Brasil.