TRE-ES dá início à digitalização do seu arquivo
A expectativa é digitalizar, ao final do projeto, um total de dois milhões de folhas

Com o objetivo de contribuir para a melhoria da prestação dos serviços jurisdicionais e administrativos e para a preservação e manutenção da história da instituição, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito santo (TRE-ES) deu início à digitalização dos seus documentos.
A iniciativa pauta-se, ainda, na necessidade de modernização e otimização da recuperação da informação contida nos documentos administrativos e processos judiciais do TRE-ES, facilitando seu acesso e agilizando sua consulta não só por parte dos servidores, mas também dos cidadãos que poderão obter, de forma prática e rápida, acesso aos dados de interesse, por meio do site do Tribunal.
Trata-se de uma ação estratégica de Tecnologia da Informação cuja implantação é capitaneada pela Coordenadoria de Jurisprudência e Documentação (Cojur), pertencente à Secretaria Judiciária do TRE-ES.
A primeira etapa do projeto, destinada à aquisição de software, higienização e digitalização de parte do acervo (portarias, atos, ordens de serviço, acórdãos, resoluções, editais, notas taquigráficas e atas de sessão) está em andamento e culminará com a digitalização de aproximadamente 320.000 folhas. A expectativa é digitalizar, ao final do projeto, um total de dois milhões de folhas. Dentre os documentos, será digitalizada a primeira fase da Justiça Eleitoral no estado (1932–1937), documentação que até 2017 estava sob a guarda do Arquivo Público Estadual e foi reintegrada ao acervo do Tribunal.