Eleições 2016: TRE-ES realiza testes finais de integração dos sistemas eleitorais

Cerca de 40 especialistas da área de informática do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de diversos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) estão reunidos na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo entre os dias 18 e 22 de julho para realizarem o teste final de integração dos sistemas eleitorais para as eleições 2016.
De acordo com a Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-ES, por meio dos testes é possível acompanhar a execução dos programas, identificar eventuais falhas e implementar as correções necessárias antes das eleições.
Além do Espírito Santo, o teste final de integração dos sistemas eleitorais para as eleições municipais é realizado simultaneamente nos Tribunais Regionais da Paraíba e do Maranhão.
Testes permanentes
Os sistemas eleitorais passam por diversos testes durante todo o ano, seja ano de eleição ou não. Há diversos níveis de teste planejados e executados nos sistemas eleitorais informatizados, com escopos e objetivos distintos.
O conjunto de testes engloba testes unitários, testes de integração entre os diversos sistemas eleitorais, testes específicos e testes conduzidos pelos usuários finais dos sistemas. Esses últimos são os mais críticos no processo, pois implicam a homologação dos sistemas e, portanto, sua garantia de qualidade, conformidade e eficácia.