TRE-ES inicia cadastramento biométrico em Ibitirama

A biometria garante ainda mais segurança aos eleitores brasileiros na hora de votar. Em 2016, essa experiência já testada em municípios capixabas em 2010 e 2014, também vai envolver o eleitorado da cidade de Ibitirama. A Justiça Eleitoral do Espírito Santo vai iniciar, em abril, o processo de cadastramento biométrico.
O eleitor deverá procurar o Cartório Eleitoral, onde estarão instalados os equipamentos da biometria digital, para realizar o recadastramento. É necessário apresentar documento original com foto e comprovante de residência. Quem não se cadastrar terá o título cancelado, os direitos políticos suspensos e, com o título cancelado, o cidadão não pode tirar passaporte, não pode assumir cargo público e nem se matricular em universidades públicas.
Dezoito cidades capixabas já utilizam o sistema de votação biométrica. São elas: Alegre, Apiacá, Baixo Guandu, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Domingos Martins, Ibiraçu, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Mucurici, Muniz Freire, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina e Santa Teresa, Castelo, Viana e Dores do Rio Preto.
Cerca de 290 mil capixabas votaram pelo sistema biométrico nas eleições gerais de 2014.
Assessoria de Imprensa e Comunicação do TRE-ES