Revista inglesa destaca papel das redes sociais na eleição no Brasil
Revista inglesa destaca papel das redes sociais na eleição no Brasil

A revista inglesa "The Economist" publicou artigo em suas edições impressa e online que analisa o papel das redes sociais na disputa eleitoral para presidente da República no Brasil. De acordo com o texto, o ciberespaço é visto como "um campo de batalha crucial" na campanha. A charge que ilustra o artigo mostra o Cristo Redentor consultando um aparelho similar a um smartphone.
A revista lembra que muitos dos protestos de junho de 2013 foram convocados via redes socias e que, agora, os políticos, que eram alvo das manifestações, vão querer "reforçar redes sociais para suas campanhas eleitorais".
O texto cita ainda dados que mostram o volume da participação dos brasileiros nas redes. "Apenas os Estados Unidos e a Índia têm mais usuários do Facebook que o Brasil. Um em cada dez brasileiros posta textos no Twitter e um em cada cinco brasileiros usa o Whatsapp".
Segundo o artigo, a oposição aposta nas redes sociais também porque a presidente Dilma Rousseff deve ter mais tempo na propaganda de televisão.
Cinco dos sete ministros do TSE entendem que as mensagens trocadas entre os participantes da rede social são restritas aos usuários que desejam receber as manifestações, não se tratando de meio de comunicação de massa, como televisão e rádio.
“Não há como falar em propaganda eleitoral por meio de Twitter, uma vez que essa rede social não leva ao conhecimento geral e indeterminado as manifestações nela divulgadas”, afirmou o ministro Dias Toffoli.
Assessoria de Imprensa e Comunicação - com informações do G1, em Brasília