Cartório Eleitoral de Afonso Cláudio conta com o apoio dos filhos para o cadastramento biométrico dos pais
Outra iniciativa foi usar chamadas em pomerano na rádio da cidade

A cidade de Afonso Cláudio, localizada na região centro-leste do Estado, possui uma população de aproximadamente 30.684 habitantes, e um eleitorado de 25.251 votantes. Para aumentar a quantidade de eleitores biometrizados, o cartório da 08ª Zona Eleitoral apostou em uma estratégia diferente: utilizar as crianças para entregar a mensagem para os pais sobre o cadastro biométrico.
O chefe do cartório da 08ª ZE, Marcio Peixoto César, explica como essa estratégia funciona: “Para os alunos de escolas de ensino fundamental da rede municipal conseguimos a ajuda dos professores, que fizeram uma atividade com seus respectivos alunos, e a tarefa era colar nos cadernos um bilhete sobre a importância da biometria. E reforçaram para que, chegando em casa, mostrassem aos seus responsáveis, pais, avós, parentes e vizinhos a necessidade de agendar ou ir direto ao cartório fazer a coleta biométrica”, destaca Marcio.
Márcio também comenta que fizeram panfletos para os agentes de saúde entregarem em suas visitas, aumentando ainda mais a efetividade da campanha. “Conseguimos os contatos dos agentes de saúde e enviamos via whatsapp e impressos alguns panfletos para que eles divulguem a todos os pacientes que forem atender em suas visitas programadas nos bairros.” Márcio completa dizendo que também estão usando chamadas bilíngues nas rádios, ou seja, primeiro passam a chamada em português, e logo depois trocam para a língua pomerana.
Além de Afonso Cláudio, o TRE-ES está realizando o cadastramento nos seguintes municípios: Alfredo Chaves, Barra de São Francisco, Conceição da Barra, Ecoporanga, Guaçuí, Iconha, Jaguaré, Montanha, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiro, São Gabriel da Palha e Venda Nova do imigrante.
João Vitor Tavares Oliveira (Estagiário)


