Recadastramento biométrico entra na reta final

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo finaliza nesta semana, a última etapa do recadastramento do eleitorado utilizando o sistema de biometria. No início de fevereiro, foram iniciados os procedimentos de revisão de eleitorado nas cidades de Itapemirim, Alegre, Ibiraçu e Muniz Freire e Rio Novo do Sul.
A atualização dos dados, coleta de digitais e fotos da face, necessários no procedimento de recadastramento biométrico, são obrigatórios a todos os eleitores das Zonas Eleitorais onde é realizado o processo. O cidadão que não o fizer terá o título de eleitor cancelado e não poderá votar nas eleições deste ano.
Além do cancelamento do título, o cidadão fica impossibilitado de tirar o passaporte, participar de concursos públicos e pedir empréstimos em bancos oficiais, entre outros impedimentos.
Nas Eleições 2014, a meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que mais de 23 milhões de cidadãos sejam identificados pelas digitais. Para tanto, de 2012 a 2014, o Programa de Identificação Biométrica da Justiça Eleitoral pretende recadastrar 16 milhões de eleitores, que se juntarão a outros 7,7 milhões já recadastrados para as Eleições Municipais de 2012.
Assessoria de Imprensa e Comunicação