Ciclo de Inspeções aos Cartórios 2026: 12ª Zona Eleitoral recebe equipe da visita técnica
O juiz titular da 12ª Zona Eleitoral participou da inspeção

A equipe da Corregedoria Regional Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) esteve nessa sexta-feira (08) em Alfredo Chaves para realizar a inspeção da 12ª Zona Eleitoral. A ação é parte do Ciclo de Inspeções aos Cartórios 2026, uma determinação do corregedor e vice-presidente, desembargador Arthur José Neiva de Almeida. Até o dia 19 de junho, todas as 24 Zonas Eleitorais em todo o estado terão seus serviços administrativos e judiciários prestados avaliados.
Participaram da inspeção a assessora técnica Silvana Goddio Bastos Cardoso e o técnico judiciário Jean-Marc Boudou, que tiveram o acompanhamento do juiz titular da 12ª Zona Eleitoral, Arion Mergar; do chefe de cartório, Jan Oliveira da Silva; e dos servidores lotados na unidade.
A ação busca promover a melhoria das atividades cartorárias e prevenir possíveis falhas nos serviços eleitorais, bem como realizar treinamentos de capacitação, com vistas ao aprimoramento do atendimento. Além disso, pretende-se obter informações sobre a adoção de boas práticas cartorárias. Durante as inspeções, a Corregedoria verifica, de forma virtual, o acervo processual nos sistemas eletrônicos PJe e SEI das Zonas Eleitorais inspecionadas, bem como os procedimentos realizados nos sistemas Elo, JUSTIFICA e Infodip.
