19ª Zona Eleitoral inicia Projeto Despertar Cidadão em Muniz Freire
Oito turmas do Ensino Médio da EEEFM Arquimimo Mattos participaram do Projeto

Oito turmas do Ensino Médio da 1ª a 3ª série da EEEFM Arquimimo Mattos, localizada em Muniz Freire, presenciaram as primeiras ações do Projeto Despertar Cidadão, uma iniciativa da 19ª Zona Eleitoral, responsável pelo eleitorado de Irupi e Muniz Freire. Nesta sexta-feira (12), os alunos assistiram a peça teatral “Voto, Logo Existo”, que trata sobre a importância do voto, e participaram de uma roda de conversa interativa com plaquinhas de pode x não pode sobre alistamento, transferência e revisão eleitoral, além da abertura da gincana da Cidadania.
Os estudantes responderam a um questionário sobre a situação do seu Título Eleitoral e os motivos que os levaram a não tê-lo emitido. Do total de participantes, 25 alunos informaram já possuir o título, enquanto 94 declararam ainda não tê-lo.
Entre os que não possuem, os principais motivos apontados foram:
- Desinteresse pessoal: 27 respostas
- Falta de informação sobre como e quando fazer o título: 23 respostas
- Ainda não completaram 16 anos (somente em 2026, antes das eleições): 17 respostas
- Falta de motivação / não veem importância no título: 16 respostas
- Distância ou dificuldade de acesso ao cartório eleitoral: 9 respostas
- Não quero: 1 resposta
- Falta de tempo: 1 resposta
De 15 a 26 de setembro, o Cartório receberá os alunos para alistamento. E, no dia 29 de setembro, retornará à Escola para falar sobre os cargos em disputa nas eleições de 2026, realizar a votação na urna eletrônica com os alunos que já tiverem título, e claro, entregar o prêmio da turma vencedora da Gincana.
Confira mais informações sobre o Despertar Cidadão na página do Projeto!