Reunião presidencial do 89º COPTREL discute novas tecnologias e democracia
Evento é realizado pela primeira vez no estado de Goiás


A manhã do segundo dia do 89º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL) foi marcada por exposições sobre a história da Justiça Eleitoral e ferramentas de inteligência artificial. As palestras integram a reunião presidencial, que acontece ao longo de todo o dia, na Pousada dos Pirineus, em Pirenópolis (GO).
O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) foi representado por seu presidente, desembargador Dair José Bregunce de Oliveira; pelo diretor-geral, Alvimar Dias Nascimento; pelo juiz auxiliar da Presidência, Rogério Rodrigues de Almeida; pelo assessor-chefe da Assessoria Jurídica da Presidência, Claudio Humberto Viana Gomes; e pelo assessor de Comunicação Institucional, Gustavo Tenorio
Os trabalhos foram abertos pelo presidente do COPTREL e dirigente do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul, desembargador Carlos Eduardo Contar, e pelo anfitrião da edição, o presidente da Corte goiana, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga. Ambos proferiram palavras de acolhida e agradecimento aos participantes do encontro.
Ao dar as boas-vindas oficiais, o presidente do TRE-GO ressaltou a importância histórica de Goiás sediar o evento pela primeira vez em três décadas de existência do Colégio. “Desde que assumi o TRE, tinha como objetivo poder abrigar um evento do COPTREL. Em 30 anos, Goiás nunca havia sido anfitrião, e não vi razão para que isso não pudesse acontecer. Por isso, é com muita emoção e agradecimento que recebemos todos neste encontro”, declarou.
Em sua fala de abertura, Carlos Eduardo Contar invocou bênçãos para o bom andamento das atividades e destacou o caráter colaborativo do evento. O magistrado deu as boas-vindas aos novos integrantes do Colegiado e expressou reconhecimento ao presidente do TRE-GO pela organização do evento. “Eu tinha certeza de que o melhor seria feito. E o melhor está sendo feito. Deixo aqui nossa gratidão e reconhecimento ao desembargador Luiz Cláudio, brilhante anfitrião deste encontro”, afirmou.
A manhã prosseguiu com as palestras “A criação da Justiça Eleitoral no contexto do autoritarismo”, ministrada pelo promotor do Ministério Público de Goiás Jales Coelho, e “Tudo o que gostaria de saber sobre inteligência artificial e ninguém te contou”, apresentada pelo professor Celso Camilo.
A programação continua durante a tarde com discussões sobre a democracia brasileira, o uso de novas tecnologias no combate à desinformação e a apresentação de projetos inovadores dos Regionais. Ao final, a Carta de Pirenópolis, documento que consolida os principais encaminhamentos do Colegiado, será lida e assinada.
*Com informações da Secretaria de Comunicação do TRE-GO