Encontro nacional de corregedoras e corregedores eleitorais tem início com apresentação de boas-práticas
O evento é uma organização do TRE-RR

A 57ª edição do Colégio de Corregedoras e Corregedores Eleitorais do Brasil (CCORELB), sediado em Boa Vista, Roraima, teve início na última quarta-feira (29), com apresentação de iniciativas de sucesso no âmbito da Justiça Eleitoral em todo o Brasil. O evento reúne magistrados e servidores de todo o país para debater temas estratégicos, promover o intercâmbio de experiências e apresentação de inovações.
O evento é organizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) e o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) foi representado pelo juiz auxiliar da Corregedoria, Daniel Barrioni de Oliveira; e pela assistente técnica da Corregedoria, Silvana Cardoso.
O presidente do CCORELB e corregedor do TRE-PR, desembargador Luiz Osório Moraes Panza, destacou a relevância do encontro para a atuação das corregedorias eleitorais e explicou que “os corregedores têm a função precípua de fiscalizar o andamento dos trabalhos nas zonas eleitorais e também dos juízes eleitorais, basicamente, e também colaborar diretamente nas eleições”. “Nós precisamos preparar essas pessoas para que as eleições ocorram da melhor maneira possível, e a questão que se coloca é a seguinte, nós temos que estar sempre atentos a toda a evolução tecnológica, e nós temos essa evolução tecnológica. Precisamos estar atentos aos programas, aos mecanismos que são colocados à disposição da justiça, dos servidores, principalmente da população”.
A programação oficial inclui painéis, palestras e discussões técnicas sobre assuntos de grande relevância, como cartórios virtuais e os avanços na digitalização de serviços; acompanhamento de condições especiais de trabalho por motivo de adoecimento mental, no âmbito das corregedorias; Cadeia de custódia na Justiça Eleitoral, além de debates sobre registro civil, investigações judiciais e execução de decisões.
Entre os destaques da programação, estão a participação da ministra Maria Isabel Gallotti Rodrigues, Corregedora-Geral da Justiça Eleitoral, e a apresentação da juíza Anita de Lima Oliveira, Ouvidora Eleitoral Indígena do TRE-RR, que falará sobre os avanços e desafios no diálogo com comunidades indígenas.
O evento também contará com momentos de integração cultural, como o passeio à Comunidade Indígena Canauanim, município do Cantá.
CCORELB
Fundado em 18 de maio de 2000, em São Luís (MA), o CCORELB é uma associação nacional sem fins lucrativos, que promove o diálogo entre corregedorias eleitorais de todo o país.
Entre os principais objetivos do encontro estão o estudo e o aprofundamento de temas jurídicos, o intercâmbio de boas práticas, o debate de desafios comuns e a sugestão de soluções ao Corregedor-Geral da Justiça Eleitoral.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do TRE-RR


