TRE-ES Inaugura galeria de diretoras e diretores-gerais
Solenidade ocorreu na tarde da última sexta-feira (30)

Em clima de grande emoção, foi inaugurada na tarde da última sexta-feira (30), a Galeria dos Diretores-gerais do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), na presença de vários ex-diretores e seus familiares, membro do Pleno da Corte Eleitoral, secretários e servidores do Tribunal. O local escolhido para a solenidade foi o Centro de Memória do Tribunal, no edifício-sede.
Na Galeria estão expostos os retratos dos 07 diretores que ocuparam o cargo no período de 1949 à 2025. Dois deles ocuparam o cargo mais de uma vez. Os diretores da homenageados da casa são: Lourival Ferreira Lamego (1949-1963); Italo Baldi (1962-1964); Luis Antônio de Souza Basílio (1964-1975); Epaminondas do Amaral Filho (1975-1978 / 1992); Maria Dalva de Oliveira (1978-1991); Marília Grandi Monteiro Morgado Horta (1991-1992 / 1992-2003); e Alvimar Dias Nascimento (2003 - até o momento). O diretor-geral Alvimar Dias Nascimento é o decano no cargo e o diretor-geral de um TRE com mais tempo de atividade em todo o Brasil.
O presidente do TRE-ES, desembargador Carlos Simões Fonseca, deu as boas-vindas aos presentes e destacou a importância da atuação dos diretores-gerais, muitos deles colegas de trabalho durante a carreira do magistrado. Em seguida, o ex-diretor Luis Antônio de Souza Basílio fez um discurso em nome dos homenageados, salientando sua alegria em estar presente a um momento que ficará guardando em sua memória. Finalizando a parte dos pronunciamentos, o atual diretor-geral do TRE-ES, Alvimar Dias Nascimento, agradeceu a presença dos ex-diretores e de seus familiares.
A Galeria dos Diretores-gerais do TRE-ES foi uma iniciativa da Secretaria Judiciária do Tribunal, por meio de seu secretário, José Maria Miguel Feu Rosa Filho, e contou com a ativa participação dos servidores da Coordenadoria de Gestão da Informação (CGI), representados por Patrícia Marques da Silva Nascimento e Aline Vianez Martinelli. A ação é parte da comemoração ao mês em que se celebra a Memória do Poder Judiciário, previsto na resolução CNJ 316/2020.