Semana do Jovem Eleitor: 70 estudantes de Laranja da Terra tiram o primeiro título

Todos os novos títulos são de eleitores da zona rural do município

.

A consciência sobre a importância do voto levou 70 estudantes de 15 a 17 anos, residentes da zona rural de Laranja da Terra, a procurar o posto eleitoral do município para solicitarem a primeira via do título de eleitor e, assim, saírem aptos a votar nas Eleições 2024. Os jovens atenderam o chamado da Justiça Eleitoral durante a Semana do Jovem Eleitor, promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) entre os dias 18 a 22 de março, mas as ações serão permanentes até o fechamento do cadastro eleitoral, que acontece no dia 8 de maio.

 O chefe do cartório da 7ª Zona Eleitoral, que atende aos municípios de Laranja da Terra e Baixo Guandu, Beneir Cunha da Silva Junior, destaca a parceria desenvolvida entre a Justiça Eleitoral, secretaria de Estado da Educação e Secretária Municipal de Educação, que disponibilizaram transporte para que os jovens pudessem ir ao posto eleitoral para tirar a primeira via do título: "Todos os adolescentes, sem exceção, são moradores de zona rural. Alguns adolescentes moram há mais de 50 quilômetros de estrada de chão do posto eleitoral e se não fosse essa parceria com a direção das escolas e o transporte escolar, provavelmente muitos deles não iriam tirar o título eleitoral, não apenas pela distância, mas porque muitos trabalham em atividades agropecuárias, o que dificulta a ida a sede da cidade", informou.

.

 O trabalho coordenado por Beneir resultou no alistamento de 70 estudantes das escolas Estadual João Valim, de Sobreiro; e Estadual Joaquim Caetano de Paiva, de Joatuba. O chefe do cartório destaca que o posto eleitoral está à disposição de outras unidades de ensino e o prazo final é 8 de maio, quando o cadastro eleitoral será encerrado em todo o país. O mesmo contato realizado em Laranja da Terra também aconteceu em fevereiro e março no município de Baixo Guandu.

 Em fevereiro de 2022, o Espírito Santo registrou 2.841 eleitores com 16 anos e 8.005 eleitores com 17 anos, somando 10.846 eleitores. Em fevereiro de 2024, o eleitorado subiu, com 3.735 eleitores com 16 anos (31,5% de aumento) e 11.603 eleitores com 17 anos (44,9% de aumento), totalizando 15.338 eleitores.

 Vai tirar o 1º título (alistamento eleitoral)?

Acesse o serviço on-line da Justiça Eleitoral e faça a solicitação. De acordo com a Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para maiores de 18 anos e facultativos para pessoas analfabetas, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos.

É possível tirar o título de eleitor a partir dos 15 anos de idade. No entanto, somente ao completar 16 anos, a pessoa poderá votar. Acesse esse serviço no campo Título Eleitoral. Mas atenção: jovens sem cadastro biométrico têm até 8 de abril para solicitar o alistamento. 

Justiça Eleitoral vai até as Escolas 

O programa "Justiça Eleitoral vai até as Escolas" visa aproximar a Justiça Eleitoral Capixaba da comunidade por meio de visitas às Escolas Públicas e Privadas do Espírito Santo, promovendo a educação eleitoral de forma ativa para os estudantes. 

Se você é professor ou representante de instituição de ensino, acredita na importância desse tipo de ação para o desenvolvimento da cidadania dos nossos jovem e gostaria de receber uma visita do TRE-ES em sua escola, basta clicar no link abaixo e preencher o formulário com as informações sobre a sua instituição de ensino.

 Clique para inscrever a sua escola 

ícone mapa

Avenida João Baptista Parra, 575
Praia do Suá. Vitória - ES
CEP: 29052-123
CNPJ: 03.910.634/0001-70

Tel.: (27) 2121-8500 
Ouvidoria: (27) 2121-8402

 

Ícone Protocolo Administrativo

Secretaria Judiciária:
(27) 2121-8543

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento: 

Sede do Tribunal - 12h às 19h
Cartórios Eleitorais - 12h às 18h

Acesso rápido