TRE-ES participa do III COJUM e do XVI COJE em Manaus

A juiza membro do TRE-ES, Isabella Rossi Naumann Chaves, representou o Tribunal

.

A Ouvidora e juiza membro do TRE-ES, Isabella Rossi Naumann Chaves, representou o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) no XVI Encontro Nacional do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (Coje) e no III Encontro Nacional do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (COJUM), realizados entre os dias 10 e 12 de abril, na cidade de Manaus, Amazonas. A Ouvidora do Tribunal de Justiça do Estado, desembargadora Rachel Durão Correia Lima, também esteve presente nos eventos. 

Na oportunidade, foram debatidos assuntos como o uso da Inteligência Artificial nas Ouvidoria e seus impactos nas Eleições 2024; como ampliar o acesso da sociedade com a utilização de linguagem simples e direito visual; foram apresentadas boas práticas das Ouvidorias Regionais, do TSE e do STF e, a fim de documentar a enriquecedora troca de experiências, foi elaborada a Carta de Manaus. Os servidores Thomaz Cheim Figueiredo (Assistente da Ouvidoria) e Otávio Lube dos Santos (Coordenador de Sistemas Corporativos) acompanharam a magistrada. 

COJUM

Criado em 2023, o COJUM tem por objetivo promover a articulação e o fortalecimento das ouvidorias judiciais no combate à violência e à discriminação contra as mulheres. O Colégio é composto por ouvidoras dos tribunais de todo o país, além de servidoras e servidores integrantes das ouvidorias. 

COJE

Já o COJE foi fundado em 2011 com o objetivo de fomentar a atuação das ouvidorias da Justiça Eleitoral, atuando com base na transparência, visão sistêmica, ética e responsabilidade corporativa, buscando difundir o instituto de participação social e propondo diretrizes para uniformizar as ações das ouvidorias eleitorais no país. 

Os dois encontros reúnem magistrados e servidores do Poder Judiciário brasileiro com o objetivo de trocar experiências de atuação e buscar melhorias na escuta da sociedade, no enfrentamento à violência contra as mulheres e no aprimoramento da prestação dos serviços por parte da Justiça.

ícone mapa

Avenida João Baptista Parra, 575
Praia do Suá. Vitória - ES
CEP: 29052-123
CNPJ: 03.910.634/0001-70

Tel.: (27) 2121-8500 
Ouvidoria: (27) 2121-8402

 

Ícone Protocolo Administrativo

Secretaria Judiciária:
(27) 2121-8543

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento: 

Sede do Tribunal - 12h às 19h
Cartórios Eleitorais - 12h às 18h

Acesso rápido