Selo Ouro

Eleições 2022: Ministério Público Estadual acompanha a Cerimônia de Preparação das Urnas

A ação acontecerá nesta terça-feira (20), às 13h30, na 32ª Zona Eleitoral, em Vila Velha

.

Para atestar toda a transparência do processo eleitoral conduzida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), o Ministério Público Estadual, por meio do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (CAEL), acompanhará a Cerimônia de Geração de Mídia e Preparação das Urnas no cartório da 32ª Zona Eleitoral (Vila Velha). O promotor de Justiça e dirigente do CAEL, Cláudio José Ribeiro Lemos, estará presente na unidade na próxima terça-feira (20), às 13h30. A imprensa poderá acompanhar a ação, que começou nessa segunda-feira (19) em todo o Estado.

As cerimônias de geração das mídias e preparação das urnas seguem a Resolução TSE nº 23.669/2021. O procedimento, realizado na sede dos cartórios eleitorais, é feito por meio do sistema Gerenciador de Dados, Aplicativos e Interface com a Urna Eletrônica  (GEDAI-UE). Todas as informações sobre a preparação das urnas estão disponíveis no Portal do TRE-ES.  

Carga das Urnas

Entre os dias 19 e 23 de setembro, acontece a cerimônia principal de geração das mídias e preparação das urnas, em conformidade com a Resolução TSE nº 23.669/2021. Nessa etapa, são inseridos nas urnas os sistemas operacional, de votação e de justificativa, assim como as listas de eleitores e candidatos. Ao final da carga, serão colocados os lacres físicos. Também é durante essa cerimônia que ocorre a verificação da integridade e da autenticidade dos sistemas.  No dia 26 é realizada a conferência visual das urnas eletrônicas. E no dia 30 acontece a cerimônia complementar.

Como funciona

Durante as cerimônias de geração de mídia e preparação das urnas, cada urna, até então sem dados, é configurada para determinada seção eleitoral. Primeiro, o servidor da Justiça Eleitoral insere na urna, por meio de um cartão de memória, alguns dados, entre eles, nome do candidato, cargo que disputa, número de identificação e as inscrições eleitorais dos eleitores que votam na referida sessão.

Em seguida, é realizado o teste da urna para verificar se seus dispositivos estão funcionando, como o teclado, visor, impressora e avisos sonoros. Feito isso, todos os compartimentos da urna são lacrados e o equipamento já identificado (município, local de votação e seção eleitoral), é guardado na caixa. Ao final da cerimônia, na presença de todos, é realizada uma auditoria por amostragem das urnas preparadas, na qual algumas urnas são sorteadas para passar por verificação da autenticidade dos aplicativos, das assinaturas digitais e a própria votação é testada.

Foram convidados a participarem da cerimônia, representantes dos partidos políticos, das coligações, da Ordem de Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo(OAB-ES) e do Ministério Público Eleitoral e as demais entidades fiscalizadoras do processo eleitoral.

ícone mapa

Avenida João Baptista Parra, 575
Praia do Suá. Vitória - ES
CEP: 29052-123
CNPJ: 03.910.634/0001-70

Telefones:
0800-083-2010
De segunda a sexta-feira, das 08:00h às 19:00h

Geral: (27) 2121-8500 
Ouvidoria: (27) 2121-8402
De segunda a sexta-feira, das 12:00h às 18:00h

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento: 

Sede do Tribunal - 12h às 19h
Cartórios Eleitorais - 12h às 18h

Acesso rápido