Juiz Eleitoral do Espírito Santo é homenageado no XI CODEJE
Aldary Nunes Junior foi agraciado com o Diploma do Mérito Acadêmico

A abertura oficial do XI CODEJE, realizada na noite da última quinta-feira (07), foi marcada por muita emoção durante a homenagem prestada ao Juiz da Vara dos Feitos da Fazenda Pública Estadual do Juízo de Vila Velha; Juiz Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Espirito Santo (TRE-ES); diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Espírito Santo; e presidente do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais, Aldary Nunes Junior, que foi agraciado com o Diploma do Mérito Acadêmico. O presidente do TRE-ES, Desembargador Annibal de Rezende Lima, fez a entrega do título ao Juiz capixaba.
Aldary Nunes Junior, na condição de presidente do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais vem prestando enorme contribuição à efetividade das pautas relacionadas à Escola Judiciária de Pernambuco, se mostrando um incansável incentivador dos projetos de cidadania, em especial o Programa Eleitor do Futuro e, em diversas ocasiões públicas, divulgando os trabalhos e a importância das Escolas na concretização dos objetivos institucionais da Justiça Eleitoral Brasileira.
Também foram homenageados o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) classe jurista e diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TSE, Tarcísio Vieira de Carvalho Neto. O ministro exerce também os cargos de subprocurador-geral do Distrito Federal – Procuradoria-Geral do Distrito Federal e de professor assistente da Universidade de Brasília, além de lecionar nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Tributário e Finanças Públicas e Contratos e Responsabilidade Civil na Escola Superior de Advocacia, ESA OAB/DF. E o desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e ex-presidente do TRE-PE, Dr. Ricardo Paes Barreto. Em 2012, foi nomeado membro do Grupo de Câmaras de Direito Público, sendo, atualmente, presidente da 2ª Câmara de Direito Público, atuando ainda como membro eleito da Corte Especial nos anos de 2010 a 2012. No biênio 2011/2013, exerceu jurisdição eleitoral perante o TRE de Pernambuco, do qual foi presidente no mesmo período. O desembargador Ricardo Paes Barreto foi o responsável pela criação do Curso de Pós-Graduação da Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco, na ocasião em parceria com a Escola Superior de Magistratura de Pernambuco (ESMAPE), no ano de 2011. Também na sua gestão a Escola potencializou o Projeto Eleitor do Futuro, hoje Programa consolidado no TRE-PE.
Fizeram parte das homenagens o presidente do TRE-PE, desembargador Eleitoral, Luiz Carlos de Barros Figueiredo; e o diretor da Escola Judiciária de Pernambuco, desembargador Eleitoral substituto, Delmiro Dantas Campos Neto. Coube ao ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Tarcísio Vieira de Carvalho Filho fazer o encerramento da cerimônia.
XI CODEJE
Na manhã da última quinta-feira (7), teve início o XI Encontro de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEJE). O evento acontece durante os dias 7 e 8 de junho, no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).
Pela manhã, o evento debateu os seguintes temas : Orçamento EJEs, Diretrizes políticas e pedagógicas para projetos de cidadania, fórum Nacional de Cidadania (TSE), logo Programa Eleitor do Futuro, Painel de publicações das EJEs, Banco Nacional de palestrantes, Estrutura das EJEs, Liberação de servidores para eventos externos, Pagamento de Instrutoria interna, alinhamento dos temas abordados pelas EJEs.
O diretor da EJE-PE, Delmiro Campos, ressaltou a importância da realização do evento. "A importância deste encontro é o fortalecimento das Escolas Judiciárias Eleitorais de todo o país. No Recife, voltamos a debater todas as ações de cidadania, institucionais, educacionais, de capacitação de servidores da Justiça Eleitoral Brasileira. Nós temos essa oportunidade para fomentar o debate e o seu fortalecimento".
Na parte da tarde, das 14h às 15h, foi realizada a palestra “Eleitor do Futuro- Exemplos de Superação” com Eduardo Japiassu e Álvaro Pastor e uma visitação ao Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Pernambuco.
Nessa sexta-feira (08), aconteceu a apresentação de propostas pelos coordenadores de projetos para a Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/ TSE). Na parte da tarde, foi o momento da apresentação de boas práticas com a coordenadora da EJE/RO, Elizeth Mesquita e a chefe da seção de Gestão Socioambiental do TRE-PE, Sinara Batista. Depois uma discussão sobre revisão e atualização do estatuto CODEJE, espaço aberto aos diretores que será conduzido pelo presidente do CODEJE e ao final o presidente do CODEJE, Tarcísio Vieira de Carvalho Filho fará o encerramento.
Com informações da assessoria de comunicação do TRE-PE