Guaçuí alcança um dos maiores índices na campanha de cadastramento biométrico no ES
O TRE-ES iniciou a convocação dos eleitores de 15 municípios para fazer a coleta biométrica e atualizar seus títulos de eleitor

A cidade de Guaçuí, localizada na região sul do Estado, possui uma população de aproximadamente 29.358 habitantes, e um total de 21.755 eleitores. Destes, 70% ainda não compareceu ao cartório eleitoral para fazer a coleta digital. Para aumentar a quantidade de eleitores biometrizados, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) deu início a uma campanha para cadastramento do eleitorado de 15 municípios e o cartório de Guaçuí, responsável pela 13ª Zona Eleitoral, tem sido um dos que está registrando os maiores índices de biometria.
O chefe do cartório da 13ª ZE, Pablo Castro Alves de Meira, destaca a estratégia adotada pelos servidores para atrair eleitores para o cadastramento. “Estamos utilizando a tática do ‘Circo que acabou de chegar na cidade’. Algo como: ‘ÙLTIMOS DIAS. FAÇA AGORA SUA BIOMETRIA. EVITE FILAS’, etc. Sem colocar data para gerar um senso de urgência, compelindo o eleitor a pisar no cartório. Por conta disso, estamos recebendo, em média, 90 eleitores todos os dias”, comenta Pablo.
Ele completa falando que, além dessa tática, pede a todos os colegas para publicarem os anúncios nos grupos de WhatsApp, utiliza órgãos públicos como auxílio, pedindo para também postar o máximo possível em suas redes sociais, e também faz inserções em rádios para ampliar o alcance da campanha.
Além de Guaçuí, o TRE-ES está realizando o cadastramento nos seguintes municípios: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Barra de São Francisco, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iconha, Jaguaré, Montanha, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiro, São Gabriel da Palha e Venda Nova do imigrante.
Texto: João Vitor Tavares Oliveira (estagiário)