Campanha da biometria em São Gabriel da Palha tem o reforço de agentes de saúde e das escolas
A estratégia do cartório da 37ª ZE tem garantido atendimento máximo nas últimas semanas

A união faz a força e garante os resultados. Com esse enfoque, a estratégia adotada pelo cartório da 37ª Zona Eleitoral, que abrange o município de São Gabriel da Palha, foi acionar os agentes de saúde e os professores das escolas públicas para chamar o eleitorado que ainda não fez a biometria a passar no cartório e ficar em dia com a Justiça Eleitoral.
A cidade de São Gabriel da Palha, localizada na região noroeste do Estado, possui uma população de aproximadamente 32.252 habitantes, com um eleitorado de 25.535 votantes e destes, 68,63% ainda estão sem biometria. Para mudar este panorama, a chefe do cartório da 37ª ZE, Regina Maria Torri, detalhou a estratégia adotada para convencer as eleitoras e os eleitores: “Estamos pedindo aos conhecidos para divulgarem em redes sociais. As agentes de saúde também estão compartilhando a convocação suas abordagens. Esta semana também vamos divulgar nas escolas por meio do envio do panfleto do Bobbie Bio, feito em parceria com a sede do TRE-ES”, destaca Regina.

No dia 13 de outubro o Tribunal Regional Eleitoral iniciou o cadastramento biométrico em 15 municípios do Estado: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Barra de São Francisco, Conceição da Barra, Ecoporanga, Guaçuí, Iconha, Jaguaré, Montanha, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiro e Venda Nova do imigrante. Nessas cidades, os cartórios estão atendendo das 9h às 18h.
Na última semana, os cartórios de todo o Espírito Santo passaram a atender o eleitorado que ainda não fez o cadastramento digital. O atendimento é rápido, gratuito e garante uma série de benefícios. As unidades da Justiça Eleitoral funcionam de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
Com a biometria coletada, a identificação da eleitora ou do eleitor é feita por meio da digital, através do leitor biométrico da urna. Como cada digital é única, o processo garante maior segurança e confiabilidade na identificação e, consequentemente, no voto. Além do aspecto eleitoral, a biometria coletada pelo TRE-ES pode ser utilizada por outras instituições públicas para a concessão de benefícios sociais e programas de renda, como os do INSS e do Governo Federal — permitindo ao cidadão obter o selo Ouro no portal Gov.br.
O TRE-ES recomenda que cada eleitor verifique se já possui a biometria cadastrada acessando o Autoatendimento Eleitoral, clicando em Consultar situação eleitoral. Para consultar o cartório eleitoral mais próximo da sua residência, acesse: https://publicanet.tre-es.jus.br/public/endereco-cartorios.
Texto: João Vitor Tavares Oliveira (Estagiário)


