Fojures realiza I Simpósio de Cooperação e Gestão Judiciária
Evento debateu integração, gestão e boas práticas entre tribunais do Espírito Santo e da Região Sudeste

O Fórum Permanente do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (Fojures) realizou, na última sexta-feira (9/5), o I Simpósio de Cooperação e Gestão Judiciária, sediado na Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages), em Vitória. O evento foi organizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES).
A abertura do evento foi conduzida pelo presidente do Fojures e do Tribunal Regional Eleitoral do ES (TRE-ES), desembargador Carlos Simões Fonseca. Também compuseram o dispositivo de honra a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT-17), desembargadora Alzenir Bollesi de Plá Loeffler; o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Namyr Carlos De Souza Filho; e o diretor do Foro da Seção Judiciária do Espírito Santo (SJES), juiz federal Fernando César Baptista de Mattos.
Cooperação como instrumento para o aprimoramento da gestão pública
A programação incluiu a mesa-redonda “Cooperação Sudeste”, com a presença dos desembargadores Guilherme Calmon (TRF-2), Antônio Gomes de Vasconcelos (TRT-3) e Marcelo Vieira de Campos (TRF-3), além de debates sobre boas práticas de gestão e iniciativas de integração entre os tribunais.
Também foram apresentados projetos desenvolvidos pelos Grupos de Trabalho do Fojures, como o GT-Cerimoniais, o GT Desastres Naturais e Ambientais e as ações dos Pontos de Inclusão Digital (PIDs) e Justiça Itinerante.
O simpósio reforçou o papel da cooperação entre as instituições do Judiciário como caminho para o aprimoramento da gestão, o compartilhamento de soluções e a ampliação do acesso à Justiça no Espírito Santo e na Região Sudeste. Após os debates, foi lançado o site do Fojures (https://www.tre-es.jus.br/institucional/fojures), e houve apresentações de grupos de trabalho sobre cerimoniais, desastres naturais e ambientais e pontos de inclusão digital.
*Com informações da assessoria de comunicação do TRT-17