56º Encontro do CCORELB começa em Gravatá (PE) com a participação das Corregedorias Regionais Eleitorais de todo o país
Debates e compartilhamento de boas práticas seguem até esta sexta-feira (13)

O 56º Encontro do Colégio de Corregedoras e Corregedores Eleitorais do Brasil (CCORELB) teve início na última quarta-feira (11), na cidade de Gravatá, no Agreste de Pernambuco, reunindo representantes das Corregedorias Regionais Eleitorais de todo o país. Organizado pela Corregedoria Regional Eleitoral de Pernambuco (CRE-PE), o evento é composto por reuniões técnicas, painéis, palestras e apresentações de boas práticas sobre temas de interesse das corregedorias.
A Corregedoria Regional Eleitoral do Espírito Santo foi representada pelo coordenador da Corregedoria Claudio Humberto Viana Gomes; e pela assessora técnica Silvana Goddio Bastos Cardoso.
De forma criativa e descontraída, o evento teve início com a leitura de uma poesia de boas-vindas em “nordestinês”, escrita e apresentada pelo coordenador da Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco (EJE-PE), Eduardo Japiassú, que também é ator e atuou como mestre de cerimônias.
Na sequência, o corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e vice-presidente do Colégio, desembargador Fernando Cerqueira, proferiu as palavras que abriram oficialmente o evento. O magistrado destacou os temas programados para o primeiro dia e ressaltou a honra de o TRE-PE sediar o encontro. “Pernambuco se sente muito feliz em sediar este evento. Dou as boas-vindas e, em nome do presidente do Colégio de Corregedores Gerais do Brasil, desembargador Luiz Osório Moraes Panza, declaro abertos os trabalhos deste encontro”, concluiu.
Em seguida, foi apresentado um vídeo institucional, acompanhado de breve fala, sobre o trabalho desenvolvido pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), entidade filantrópica referência em saúde no estado.
A programação seguiu durante à tarde com as apresentações dos grupos de trabalho que retomaram os temas discutidos no último encontro, realizado em Foz do Iguaçu (PR). As corregedorias de São Paulo, Sergipe e Rio Grande do Sul apresentaram fluxograma sobre a uniformização das Cartas Precatórias Cíveis/Criminais no PJe, no âmbito do primeiro grau. Em seguida, os Regionais do Ceará, Distrito Federal, Santa Catarina, Mato Grosso e Pará abordaram a flexibilização do paradigma de organização das zonas eleitorais.
Na continuidade das exposições de projetos e boas práticas, a CRE-DF apresentou o Sistema de Antecedentes e Benefícios Eleitorais (SABE). Em seguida, a CRE-SP discutiu a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no contexto do cadastro eleitoral.
Na sequência, a CRE-BA apresentou Hefesto, plataforma de automação criada para agilizar tarefas repetitivas dos cartórios eleitorais. A ferramenta utiliza tecnologia de automação robótica de processos (RPA), promovendo mais rapidez e precisão na execução das atividades. A última apresentação do dia ficou a cargo da CRE-SC, que abordou o papel estratégico da Corregedoria no fluxo do processo eleitoral.
Sobre o CCORELB
O CCORELB, ou Colégio de Corregedores Eleitorais, é uma associação nacional sem fins lucrativos, fundada em 2000 na cidade de São Luís, no Maranhão. Este grupo reúne as corregedoras e os corregedores de todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do país, e também conta com a participação do corregedor-geral da Justiça Eleitoral, que atua como membro honorário e presidente de honra. Entre os principais objetivos do CCORELB estão o aprimoramento do trabalho realizado pela Justiça Eleitoral, a uniformização de regras e diretrizes para que sejam as mesmas em todo o Brasil, e o compartilhamento de boas práticas.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do TRE-PE