TRE-ES participa do evento III Encontro Nacional de Magistradas Eleitorais

Luciana Mattar Vilela Nemer, Juíza substituta pela classe dos Juristas, representa o Estado

.

A Comissão TSE Mulheres e a Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE), em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), realizam, nesta terça -feira (28), o III Encontro Nacional de Magistradas Integrantes de Cortes Eleitorais. O evento acontece no Salão Nobre do Edifício Sede do Tribunal, em Brasília, e participam ministras, magistradas, desembargadoras e juízas atuantes nas Cortes Eleitorais de todo o país. Luciana Mattar Vilela Nemer, Juíza substituta pela classe dos Juristas, representa o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES).

A magistrada destaca a importância do evento: "Entendo que a Justiça Eleitoral tem desempenhado um importante papel no incentivo à participação da mulher na política brasileira, com edição de leis, instruções normativas e campanhas educativas de valorização e incentivo da presença feminina na representatividade da sociedade.

Participei também de debates ocorridos nos encontros anteriores, em fevereiro e junho de 2022, dos quais fora elaborado um diagnóstico sobre o entendimento dos TREs em relação aos temas, bem como a respeito das questões enfrentadas por nós, magistradas, na atividade jurisdicional.", finaliza Luciana Mattar Vilela Nemer.

Na abertura do evento estiveram presentes as ministras e os ministros do TSE: Cármen Lúcia; Maria Cláudia Bucchianeri, vice-diretora da EJE/TSE; Sérgio Banhos; André Ramos Tavares; e Benedito Gonçalves, corregedor-geral eleitoral. O presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, fará o encerramento ao final do dia, ao lado do presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior.

De acordo com a programação, haverá conferência e oficina sobre o protocolo para julgamento com perspectiva de gênero; painel “Os Desafios das Mulheres e a Perspectiva de Gênero na Justiça Eleitoral”.

Também estão previstas a participação da conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Salise Sanchotene, e as presidentes do Tribunais Regionais da Paraíba, Roraima e Sergipe, respectivamente, Maria de Fátima Maranhão, Elaine Cristina Bianchi e Elvira Maria Silva. Estão previstas ainda as presenças da desembargadora Angela Maria Salazar, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e das magistradas Maria Domitila Manssur e Lavínia Helena Coelho. 

*Com informações da assessoria de comunicação do TSE

icone mapa

Avenida João Baptista Parra, 575
Praia do Suá. Vitória - ES
CEP: 29052-123
CNPJ: 03.910.634/0001-70

Tel.: (27) 2121-8500 
Ouvidoria: (27) 2121-8402

 

Icone Protocolo Administrativo

Secretaria Judiciária:
(27) 2121-8543

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento: 

Sede do Tribunal - 12h às 19h
Cartórios Eleitorais - 12h às 18h

Acesso rápido