TSE lança Portal de Dados Abertos
O portal substitui o Repositório de Dados Eleitorais

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em conformidade com sua Política de Dados Abertos (Portaria TSE nº 93, de 12 de fevereiro de 2021) e com o 1º Plano de Dados Abertos (Portaria TSE nº 525, de 13 de agosto de 2021), disponibilizou o Portal de Dados Abertos, em substituição ao Repositório de Dados Eleitorais. O novo conteúdo pode ser acessado pelo link: Clique aqui.
O portal disponibiliza à sociedade os dados gerados ou abrigados nos bancos de dados do TSE, de forma a garantir o acesso a informações e aprimorar a cultura de transparência. É importante destacar que a implementação do Portal de Dados Abertos oferece benefícios como: a) o aprimoramento da padronização da estrutura dos conjuntos de dados e da descrição dos dados; b) a inclusão de novas variáveis nos arquivos já existentes, levando em consideração sugestões recebidas de agentes de pesquisa e sociedade em geral; c) a facilitação de extrações automatizadas; d) o melhoramento da capacidade de busca pelo usuário.
O acesso é simples e rápido. Na página inicial, o usuário encontrará uma caixa de busca para pesquisar pelo conjunto de dados desejado, além de poder clicar diretamente no menu Grupos, para verificar os temas disponíveis, ou no menu Conjuntos de dados para ir direto à relação completa dos conjuntos de dados. Nessa relação, cada conjunto de dados é exibido com o seu nome, um extrato de sua descrição e os formatos disponibilizados. Nessa página você também poderá aplicar os seguintes filtros disponíveis no lado esquerdo da tela: Organização, Tema, Etiqueta, Formato e Licença.
As pessoas interessadas poderão enviar sugestões relativas à publicação de novos conjuntos de dados em formato aberto, ou relatar problemas técnicos na utilização dos dados já publicados, por meio da Ouvidoria do Tribunal, conforme informações de contato divulgadas em sua página na Internet, disponível no endereço eletrônico: Ouvidoria do Tribunal.