TRE-ES informa: Eleitores com mobilidade reduzida ou deficiência já podem pedir transferência para seção de fácil acesso
O procedimento é rápido, fácil e pode ser feito remotamente

As eleitoras e os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida já podem requerer à Justiça Eleitoral a transferência para uma seção especial. Para isso, basta acessar o Autoatendimento Eleitoral clicando aqui e selecionando "seção com acessibilidade". O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), por meio da Comissão de Acessibilidade e Inclusão deu início a uma campanha para reforçar essa mensagem.
A acessibilidade dos locais de votação não se refere apenas a aspectos estruturais. Para atender os deficientes visuais por exemplo, as urnas eletrônicas estão equipadas com teclado em Braile e estão habilitadas com sistema de áudio para acompanhamento da votação, por isso os TREs devem disponibilizar fones de ouvido nas seções em que há registro de eleitores com deficiência.
A Justiça Eleitoral trabalha para aprimorar, cada vez mais, o acesso das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida ao processo eleitoral e, dessa forma, garantir a esses cidadãos o exercício da cidadania plena. Desde 2012, ano da instituição do Programa de Acessibilidade da Justiça Eleitoral, ocorre, de forma gradual, a implementação de medidas para remover barreiras físicas, arquitetônicas, de comunicação e de atitudes. O objetivo é promover o acesso, amplo e irrestrito, com segurança e autonomia desses eleitores ao processo eleitoral.