Biometria em Vitória: postos da Justiça Eleitoral sem filas, nesta quinta (31)

Quem procurou um dos postos da Justiça Eleitoral para fazer o recadastramento biométrico nesta quinta-feira, (31), não teve nenhuma dificuldade de atendimento. A parte da manhã foi o período mais procurado pelos eleitores; no período da tarde, a movimentação de eleitores, tanto nos cartórios quanto na central de atendimento da biometria, foi baixa.
Todos os postos da Justiça Eleitoral – Central de Biometria, na Reta da Penha, 52ª Zona Eleitoral (Centro Empresarial Praia – Praia do Suá) e 56ª Zona Eleitoral (Rodovia Norte-Sul), registraram baixa procura do eleitor de Vitória.
Novo prazo
Após identificar vários problemas no sistema operacional, o TRE comunicou a prorrogação do prazo para o dia 09 de abril.
Documentos
Para realizar o recadastramento biométrico é preciso apresentar documento oficial de identificação, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e título de eleitor (se existente).
A não regularização do documento implicará no cancelamento título de eleitor. Além disso, o cidadão não poderá votar nas próximas eleições, fica impedido de tirar passaporte, participar de licitações e se matricular em instituições de ensino públicas, entre outras restrições.
Os homens maiores de 18 anos, no caso do primeiro alistamento, devem apresentar também quitação militar. Para os maiores de 70 anos, a biometria só é necessária se o idoso quiser continuar a exercer o direito de voto.
Prazo para tirar ou transferir título de eleitor termina no dia 4 de maio
Quem precisar transferir o título de eleitor ou pedir a emissão do documento (no caso de jovens com mais de 16 anos) tem até o dia 4 de maio para procurar os cartórios eleitorais. Isso porque a solicitação deve ser feita até 151 dias antes da votação, que acontece em outubro, como estabelece o calendário eleitoral.
Os eleitores que estão com o título cancelado por ter deixado de votar no último pleito também tem até esta data para regularizar a situação.