Eleições 2020 - Orientações à imprensa - acesso aos locais e votação

Por causa da pandemia de covid-19, foi necessário promover uma série de adaptações na organização das eleições, com a adoção de diversas medidas para garantir a segurança de todos

tre-pi-votacao-eletronica-2016

A Assessoria de Comunicação Social do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) entende o quanto é importante o acesso dos veículos de comunicação aos locais de votação para mostrar a movimentação dos eleitores no dia da eleição, a atuação dos mesários e outros colaboradores da Justiça Eleitoral, o momento do voto de eleitores, autoridades e candidatos. É isso que permite a cada empresa fazer registros factuais e mais detalhados para mostrar como o pleito acontece. E o trabalho da imprensa é sempre essencial para levarmos à população informações corretas sobre o processo eleitoral.

O TRE-ES nunca limitou o acesso de jornalistas a locais de votação, mas, neste ano, estamos vivendo um cenário muito diferente, em que deve prevalecer a preocupação com a saúde de todos.

Por causa da pandemia de covid-19, foi necessário promover uma série de adaptações na organização das eleições, com a adoção de diversas medidas para garantir a segurança de todos. Nós, da Justiça Eleitoral, tivemos que ajustar as nossas ações, e pedimos a todos os veículos de comunicação que também adaptem a sua cobertura a essa realidade.

É primordial evitarmos aglomerações nos ambientes em que acontecem as eleições. Para isso, o TSE e os TREs recomendam que cada eleitor vá votar sozinho, siga as orientações de distanciamento e permaneça no local de votação somente o tempo necessário para registrar seu voto. Para partidos e candidatos, o TSE elaborou recomendações que constam no Plano de Segurança Sanitária das Eleições Municipais de 2020.

É nelas que nos baseamos para apresentar as seguintes orientações aos órgãos de imprensa na cobertura das Eleições 2020 no Espírito Santo.

- Gravar entrevistas com eleitores, autoridades e candidatos somente em espaços abertos, como a entrada e pátio das escolas onde funcionam locais de votação.

- Dar preferência a registrar imagens apenas em locais abertos.

- Circular nos corredores dos locais de votação somente quando eles não estiverem cheios e for possível fazer o registro de imagens sem atrapalhar a passagem e respeitando a distância mínima de 1,5 m para as pessoas ao redor.

- Entrar nas seções eleitorais somente se o presidente de mesa autorizar e não insistir caso ele não permita a entrada.

- No momento do voto dos candidatos, orientamos que nenhum veículo de comunicação entre na seção eleitoral e que os profissionais de imprensa não acompanhem os candidatos pelos corredores até chegarem à seção.

- Evitar o contato físico com qualquer pessoa.

- Manter distância de no mínimo 1,5 m em relação a outras pessoas nos locais de votação.

- Usar máscara o tempo todo, cobrindo nariz, boca e queixo.

Proteger a saúde de todos e minimizar os riscos de disseminação novo coronavírus são mais uma missão da Justiça Eleitoral, que se soma à de “Garantir a legitimidade do processo eleitoral”.

Estamos empenhando todos os esforços para assegurar a realização de eleições seguras no que se refere à saúde pública.

Contamos com a colaboração de todos para que isso seja possível!

Dúvidas e informações complementares
Assessoria de Comunicação do TRE-ES
Rodrigo Hermont e Gustavo Tenório
(27) 2121-8402 / (27) 2121-8506/ (27) 99961-0214 (WhatsApp)

ícone mapa

Avenida João Baptista Parra, 575
Praia do Suá. Vitória - ES
CEP: 29052-123
CNPJ: 03.910.634/0001-70

Tel.: (27) 2121-8500 
Ouvidoria: (27) 2121-8402

 

Ícone Protocolo Administrativo

Secretaria Judiciária:
(27) 2121-8543

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento: 

Sede do Tribunal - 12h às 19h
Cartórios Eleitorais - 12h às 18h

Acesso rápido