Museus hiperconectados: novas abordagens e novos públicos

centros de memória
hiperconectados
16ª semana de museus

A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) que acontece anualmente em comemoração ao Dia Internacional de Museus, comemorado em dia 18 de maio. Nesta 16ª Semana, 12 Tribunais que compõem a REME - Rede de Memória da Justiça Eleitoral - adotaram uma plataforma digital gratuita para divulgação do conteúdo da 16ª Semana Nacional de Museus. Deste modo os TRE’s que aderiram ao chamado, utilizaram a ferramenta Canva, para produção de uma cartilha em 2 tomos, com a história de seus Centros e Ações de Memória, cujo link está disponibilizado nos sites dos respectivos tribunais para que todos saibam das ações que acontecem pelos Centros de Memória da Justiça Eleitoral do País. É uma forma, dentre as infinitas possibilidades, de estarmos conectados e assim, abraçar o desafio proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus com o tema “Museus hiperconectados - novos públicos, novas abordagens”.

O Canva é uma ferramenta de criação de conteúdo gratuita, que pode ser facilmente utilizada e, por essas razões, foi adotada pela equipe para facilitar o acesso a todas as ações de memória durante a Semana Nacional de Museus.

O TRE-ES também participa desta ação digital e disponibiliza, nas suas redes sociais, fotos das ações de memórias realizadas pelo Órgão, bem como de documentos que retratam a história da Justiça Eleitoral do Espírito Santo.

Os 12 TREs produziram colaborativamente, além da publicação eletrônica, página para o evento da 16ª semana, para ser divulgada na internet dos TRE’s, página esta na plataforma Plone. Além destes produtos, os TREs, por meio de seus Centros de Memória e Ações de Memória, planejaram diferentes ações museais, que vão desde visitas mediadas, exposições, oficinas, mesas redondas, exibição de filmes até peças teatrais. Participam dessas ações 14 dos 27 Tribunais Eleitorais do país. Colaborativamente estão os TREs: AM, BA, CE, ES, MG, PA, PB, PR, RN, RO, SP e TO; e individualmente, o TSE e TRE/PE.

CENTROS DE MEMÓRIA DA JUSTIÇA ELEITORAL

EM REDE

 

Em consonância com a temática "Museus hiperconectados: novas abordagens e novos públicos", durante a 16ª Semana Nacional de Museus promovida pelo IBRAM, os TREs dos estados AM, BA, CE, ES, MG, PA, PB, PR, RN, RO, SP e TO desenvolveram em uma primeira ação coletiva trabalhos de pesquisa dos seus acervos e agora os divulgam em seus portais e redes sociais, ampliando a acessibilidade ao conteúdo produzido por estes Centros de Memória (Memoriais, Museus).

Na seção "publicações" você terá acesso ao catálogo coletivo e, nos links abaixo, poderá conhecer um pouco mais dos trabalhos relativos à memória desenvolvidos pelos demais Centros de Memória de outros Tribunais Regionais Eleitorais.

Participe! Acesse! Compartilhe! 

Veja também a programação nacional: 16ª Semana de Museus - IBRAM