Eventos de Memória

Clique nos links abaixo para visualizar os eventos:

- Primavera dos Museus

- Semana Nacional dos Museus

A Justiça Eleitoral no Brasil viveu duas fases: a primeira, de 1932 até 1937; e a segunda, a partir de 1945, quando a nova Constituição Federal restituiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os Regionais como órgãos do Poder Judiciário. Essa divisão de fases é conhecida como Instalação e Reinstalação da JE, respectivamente, sendo motivo de celebração no país.

Assim, os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) decidiram relembrar esta trajetória, por meio da criação de uma ”linha do tempo” com os principais fatos ocorridos no âmbito de cada um dos sem deixar de lado os acontecimentos comuns a todos eles.

Confira aqui a publicação colaborativa entre os TREs do Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Santa Catarina!

No período 26 a 30 de novembro de 2012, foi realizada no Salão Nobre do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo a comemoração dos 80 anos da Justiça Eleitoral. Realizado pela Comissão de Preservação e Memória, o evento contou com a participação maciça dos servidores do TRE-ES, que tiveram a oportunidade de presenciar um resgate histórico das eleições no Espírito Santo, desde a instalação da Justiça Eleitoral em 1932 até os dias atuais, através da exposição de documentos, fotografias, vídeos e materiais de valor histórico, materiais estes reunidos de diversos acervos, dentre os quais destacamos: Arquivo Central do TRE-ES, Centro de Memória da Assembléia Legislativa e Arquivo Público do Espírito Santo.

Os 80 anos da Justiça Eleitoral foram muito bem comemorados no TRE-ES. Cabe agora fazer com que a memória seja melhor preservada e valorizada, não só em datas comemorativas.

Preservar a memória de uma sociedade não significa atrelá-la ao passado e impedir o seu desenvolvimento, mais sim conservar seus pilares constituintes a fim de não perder conhecimentos e identidades.

 Acesse o site comemorativo aos 80 anos da Justiça Eleitoral.