TRE-ES promove debate sobre a participação feminina na política estadual e nacional na próxima sexta-feira (05), às 9h

O evento é parte da criação do Comitê Gestor de Incentivo à Participação Feminina e Equidade de Gênero do Tribunal

TRE-ES evento 050321 mesa redonda

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) instituiu o Comitê Gestor de Incentivo à Participação Feminina e Equidade de Gênero e a primeira atividade da comissão será a realização da mesa-redonda "A Eficácia dos Instrumentos de Equidade de Gênero e o Resultado das Eleições 2020", nesta sexta-feira (05), às 9h, em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal, que fará a transmissão do debate por meio de seu canal no youtube: www.youtube.com.br/ejees.

A criação do Comitê Gestor de Incentivo à Participação Feminina e Equidade de Gênero contou com o apoio do Presidente do TRE-ES, Desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, e a presidência da comissão ficou sob os cuidados da juíza Heloísa Cariello, que assumiu o desafio de promover ações para estimular o aumento da participação feminina na política estadual: "Nós somos mais da metade do eleitorado capixaba e apenas 5% das mulheres são votadas para cargos eletivos. Espero que o Comitê possa jogar uma luz sobre esse problema de representação e proporcionar o aumento na quantidade de candidaturas femininas em todo o Espírito Santo", destacou.
Como forma de estimular o debate, a primeira ação do Comitê será a realização da mesa-redonda "A Eficácia dos Instrumentos de Equidade de Gênero e o Resultado das Eleições 2020", com participação das palestrantes Eneida Desiree Salgado, Ana Claudia Santano e Brunela Vicenzi.

Conheça as participantes:

Eneida Desiree Salgado é doutora em Direito pela UFPR; professora do Departamento de Direito Público e do programa de Pós-graduação em Direito da UFPR; Coordenadora do Política Por/De/Para Mulheres; Visiting scholar no Jack W. Peltason Center for the Study of Democracy (CSD) na University of California.

Ana Claudia Santano é doutora e mestre em Direito pela Universidade de Salamanca, Espanha; coordenadora geral da organização Transparência Eeleitoral Brasil; membro fundadora da Rede Latinoamericana de Investigadores sobre Estado de derecho, Democracia y Derechos Sociales (REDESS); membro fundador da Academia Brasileira de Direito Eleitoral (Abradep).

Brunela Vincenzi é pós-doutora em Direito pela Ufes; doutora em Filosofia e Filosofia do Direito pela Johann Wolfgang Goethe univesität - Frankfurt am Main; presidente da Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-graduação (ANDHEP).

Heloisa Cariello é juíza membro do TRE-ES, Vice-Diretora da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-ES e Coordenadora do Comitê Gestor de Incentivo à Participação Feminina e Equidade de Gênero do TRE-ES.

ícone mapa

Avenida João Baptista Parra, 575
Praia do Suá. Vitória - ES
CEP: 29052-123
CNPJ: 03.910.634/0001-70

Tel.: (27) 2121-8500 
Ouvidoria: (27) 2121-8402

 

Ícone Protocolo Administrativo

Secretaria Judiciária:
(27) 2121-8543

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento: 

Sede do Tribunal - 12h às 19h
Cartórios Eleitorais - 12h às 18h

Acesso rápido