Evento promovido pelo TRE-ES debate formas de aumentar a participação feminina na política

Debate contou com audiência de todo o Brasil e de países da América Latina, como Argentina e Bolívia

TRE-ES EJE evento mulheres 050321

A mesa-redonda "A Eficácia dos Instrumentos de Equidade de Gênero e o Resultado das Eleições 2020", realizada na manhã dessa sexta-feira (05), promoveu uma reflexão sobre a reduzida participação feminina em cargos eletivos no Estado e em todo o Brasil e traçou possíveis soluções para aumentar a representação em todas as esferas públicas. O evento é a primeira ação do Comitê Gestor de Incentivo à Participação Feminina e Equidade de Gênero instituído pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) e teve transmissão ao vivo pelo canal da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal pelo youtube: www.youtube.com.br/ejees.

A abertura do evento coube à presidente do Comitê, juíza Heloísa Cariello, que apresentou dados sobre as últimas eleições e como o número de eleitas não representa a quantidade do eleitorado feminino. Em seguida, o vice-presidente e corregedor do TRE-ES, Desembargador Carlos Simões Fonseca, fez seu pronunciamento, onde destacou a importância da participação das mulheres em todos os setores e relatou, como exemplo de obstinação, algumas dificuldades enfrentadas por sua mulher, a Desembargadora Janete Vargas Simões, no início de sua carreira. A juíza Marianne Júdice, presidente da Amages, também fez sua manifestação destacando a importância da criação da comissão.

Antes da mesa-redonda, a defensora pública do Espírito Santo, Bebel Barbalho, declamou o poema “Eu Resisto”, de sua própria autoria. As doutoras Eneida Desiree Salgado, Ana Cláudia Santano e Brunela Vincenzi abordaram o tema central do evento em mais de duas horas de debate. Para rever a transmissão, basta acessar: https://www.youtube.com/watch?v=cWaRFJViXCQ

Participaram do evento os juízes do Pleno do TRE-ES, Ubiratan Almeida Azevedo, Renan Salles e Fernando César Baptista de Mattos (diretor da Escola Judiciária Eleitoral); o juiz auxiliar da Corregedoria, Daniel Barrioni; coordenador da EJE-ES, Vinícius Quintino de Oliveira; as servidoras Giane Silva, Ariany Nichetti e Aline Cândida Mendonça. O debate contou com audiência de todo o Brasil e de países da América Latina, como Argentina e Bolívia.

Sobre o Comitê

O Comitê Gestor de Incentivo à Participação Feminina e Equidade de Gênero foi instituído por meio do Ato nº 475 e contou com o apoio do Presidente do TRE-ES, Desembargador Samuel Meira Brasil Júnior. A presidência da comissão ficou sob os cuidados da juíza Heloísa Cariello, que assumiu o desafio de promover ações para estimular o aumento da participação feminina na política estadual: "Nós somos mais da metade do eleitorado capixaba e apenas 5% das mulheres são votadas para cargos eletivos. Espero que o Comitê possa jogar uma luz sobre esse problema de representação e proporcionar o aumento na quantidade de candidaturas femininas em todo o Espírito Santo", destacou.

Fazem parte do Comitê, além da juíza Heloísa Cariello, as servidoras Aline Cândida Mendonça, da Corregedoria do TRE-ES; Letícia Bertolo dos Santos Rosemberg, da 3ª ZE (Cachoeiro de Itapemirim); e Aigline de Menezes Paes Vervloet, da 55ª ZE (Vila Velha).

Conheça as participantes do debate:

Eneida Desiree Salgado é doutora em Direito pela UFPR; professora do Departamento de Direito Público e do programa de Pós-graduação em Direito da UFPR; Coordenadora do Política Por/De/Para Mulheres; Visiting scholar no Jack W. Peltason Center for the Study of Democracy (CSD) na University of California.

Ana Claudia Santano é doutora e mestre em Direito pela Universidade de Salamanca, Espanha; coordenadora geral da organização Transparência Eeleitoral Brasil; membro fundadora da Rede Latinoamericana de Investigadores sobre Estado de derecho, Democracia y Derechos Sociales (REDESS); membro fundador da Academia Brasileira de Direito Eleitoral (Abradep).

Brunela Vincenzi é pós-doutora em Direito pela Ufes; doutora em Filosofia e Filosofia do Direito pela Johann Wolfgang Goethe univesität - Frankfurt am Main; presidente da Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-graduação (ANDHEP).

Heloisa Cariello é juíza membro do TRE-ES, Vice-Diretora da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-ES e Coordenadora do Comitê Gestor de Incentivo à Participação Feminina e Equidade de Gênero do TRE-ES

ícone mapa

Avenida João Baptista Parra, 575
Praia do Suá. Vitória - ES
CEP: 29052-123
CNPJ: 03.910.634/0001-70

Tel.: (27) 2121-8500 
Ouvidoria: (27) 2121-8402

 

Ícone Protocolo Administrativo

Secretaria Judiciária:
(27) 2121-8543

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento: 

Sede do Tribunal - 12h às 19h
Cartórios Eleitorais - 12h às 18h

Acesso rápido