Webinar “O Projeto de Código Eleitoral - Temas Atuais e Inovações em Discussão” promove reflexão sobre os rumos da Justiça Eleitoral

Após o evento, o presidente do TRE-ES e o governador do Estado foram homenageados pelo COPEJE com a medalha Ministro Célio Silva

Live EJE junho 2021

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), por meio da Escola Judiciária Eleitoral, promoveu o webinar "O Projeto de Código Eleitoral - Temas Atuais e Inovações em Discussão", na manhã dessa quarta-feira (16). Durante as duas horas de transmissão, os participantes do evento tiveram a oportunidade de refletir sobre os rumos da Justiça Eleitoral e destacar sua importância para a Democracia nacional.

O presidente do TRE-ES, Desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, abriu o evento, dando boas-vindas aos presentes e foi seguido na saudação pelo vice-presidente e corregedor do TRE-ES, Desembargador Carlos Simões Fonseca, que contou com a destacada presença dos palestrantes Carlos Mário Velloso Filho, ministro do TSE; Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, jurista e ex-ministro do TSE; Ludgero Liberato, advogado especialista em Direito Eleitoral; e Luciana Nepomuceno, advogada especialista em Direito Eleitoral.

Colaboraram com o debate os magistrados Rodrigo Marques de Abreu Júdice, juiz membro do TRE-ES, mestre em Direito e procurador do Estado do Espírito Santo; Fernando César Baptista de Mattos, juiz membro do TRE-ES e juiz federal; Wilma Chequer Bou-Habib, vice-presidente da Comissão de Direitos Políticos e Eleitoral da OAB-ES e ex-membro jurista do TRE-ES; Vicente Lopes da Rocha Júnior, presidente do COPEJE e juiz membro do TRE-GO; e o diretor geral do TRE-ES, Alvimar Dias Nascimento.

Para assistir ao debate, basta acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=TfbWKkJT9qg

Homenagem

O jurista e ex-ministro do TSE, Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, acompanhando do presidente do COPEJE e juiz membro do TRE-GO, Vicente Lopes da Rocha Júnior, e do juiz membro do TRE-ES e vice-presidente região sudeste do COPEJE, Rodrigo Marques de Abreu Júdice, fizeram a entrega da medalha de Alta Distinção Ministro Célio Silva ao presidente do TRE-ES, Desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, e ao governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande.

A honraria foi entregue no início da tarde dessa quarta-feira e é uma forma de destacar o trabalho de ambos na defesa dos princípios da democracia. Rodrigo Júdice, juiz membro do TRE-ES, reforçou a importância da homenagem: "Essa medalha tem o intuito de agraciar personalidades que, ao longo da história, fortaleceram a Justiça Eleitoral e a democracia. Hoje, durante um evento, defendi a postura dos senhores no fortalecimento dos Poderes e das instituições. A diretoria do COPEJE reconhecer o trabalho de Vossas Excelências nesse fortalecimento".

A medalha

A Medalha de Alta Distinção Ministro Célio Silva é a mais alta comenda do Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral Brasileira – COPEJE. Foi criada em 18 de novembro de 2016, após aprovação em Assembléia Geral e regulamentada pela Resolução do COPEJE nº 01/2017.

A Ordem de Mérito de Alta Distinção do COPEJE é destinada a agraciar membros do Judiciário, em exercício ou não, que prestaram relevantes serviços à Justiça Eleitoral Brasileira, além de autoridades que contribuíram para o enaltecimento da categoria dos juristas e do direito eleitoral.

A Comenda leva o nome do Ex-Ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Célio Silva, que integrou o TSE na classe dos juristas, ocupando o cargo de ministro substituto entre 1966 e 1969, posteriormente nomeado como ministro efetivo exercendo o referido cargo até 1971.

icone mapa

Avenida João Baptista Parra, 575
Praia do Suá. Vitória - ES
CEP: 29052-123
CNPJ: 03.910.634/0001-70

Tel.: (27) 2121-8500 
Ouvidoria: (27) 2121-8402

 

Icone Protocolo Administrativo

Secretaria Judiciária:
(27) 2121-8543

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento: 

Sede do Tribunal - 12h às 19h
Cartórios Eleitorais - 12h às 18h

Acesso rápido