Membros do Pleno do TRE-ES conhecem a sede do Laboratório de Inovação e Inteligência Artificial

O Laboratório de Inovação funciona de forma virtual desde abril de 2020

TRE-ES Laboratório de Inovação

A sede do Laboratório de Inovação e Inteligência Artificial do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo foi apresentada na manhã desta sexta-feira (10), pelo presidente do TRE-ES, desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, aos membros do Pleno, servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e convidados. Em funcionamento virtual desde abril de 2020, o espaço físico pode ser conhecido por conta da flexibilização dos protocolos sanitários de prevenção à contaminação por covid-19.

Estiveram presentes ao encontro o vice-presidente e corregedor do Tribunal, desembargador Carlos Simões Fonseca; os juízes eleitorais Heloisa Cariello, Ubiratan Almeida Azevedo, Renan Sales, Rogério Moreira Alves, Lauro Coimbra e Luciana Mattar Nemer; o procurador regional eleitoral, Júlio de Castilhos; a procuradora-geral de Justiça, Luciana Gomes Ferreira de Andrade; o diretor-geral do Tribunal, Alvimar Dias Nascimento; o ex-membro do Pleno do TRE-ES, Rodrigo Marques de Abreu Júdice; e o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-ES, Danilo Marchiori, além de servidores da Justiça Eleitoral.

Criado durante a gestão do presidente do TRE-ES, desembargador Samuel Meira Brasil Júnior,  formalmente instituído por meio do Ato 154 do Presidente, de 06 de abril de 2020, e coordenado pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), o Laboratório de Inovação e Inteligência Artificial destacou-se pelo desenvolvimento de iniciativas importantes como o premiado chatbot BEL, a assistente virtual da Justiça Eleitoral capixaba, treinada para responder às perguntas mais comuns dos eleitores no período eleitoral, desenvolvida para utilização em celulares Android e Iphone, bem como em computadores e notebooks; e o Justifica, um aplicativo que permite aos eleitores fazer a justificativa de ausência de domicílio eleitoral no dia da votação, em seu próprio aparelho celular. O aplicativo foi utilizado com sucesso nas Eleições 2020.

O Laboratório atua de forma virtual desde o início da pandemia da COVID-19 e a inauguração de seu espaço físico é uma forma de ampliar sua área de atuação, com a abertura de um espaço dedicado para o desenvolvimento de novos serviços e produtos voltados para o atendimento dos usuários da Justiça Eleitoral. A concepção do local ficou à cargo das servidoras Cláudia Giestas, Joelma Savergnini e Rossana Maria Silva Cordeiro. Rossana, que também é artista plástica, deixou sua marca com belas pinturas.

O ambiente virtual do Laboratório conta com um auditório para conferências, um centro de convivência com exposições de obras de arte e outras funcionalidades que possibilitam uma interação melhor entre servidores da sede e dos cartórios eleitorais. Para conhecer o ambiente virtual, basta acessar o link: https://inova.tre-es.jus.br

 

icone mapa

Avenida João Baptista Parra, 575
Praia do Suá. Vitória - ES
CEP: 29052-123
CNPJ: 03.910.634/0001-70

Tel.: (27) 2121-8500 
Ouvidoria: (27) 2121-8402

 

Icone Protocolo Administrativo

Secretaria Judiciária:
(27) 2121-8543

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento: 

Sede do Tribunal - 12h às 19h
Cartórios Eleitorais - 12h às 18h

Acesso rápido