TRE-ES adere à Campanha Nacional de Prevenção à Hanseníase

Fachada da sede será iluminada na cor roxa

.

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) aderiu à Campanha Nacional de Prevenção à Hanseníase, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e apoiada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em alusão à iniciativa, a fachada do Tribunal será iluminada na cor roxa até o dia 31 de janeiro, mês da conscientização sobre a prevenção à hanseníase.

A hanseníase é uma doença crônica e infectocontagiosa, ou seja, de fácil e rápida transmissão que possui um lento desenvolvimento e uma longa duração. A moléstia é causada pela bactéria mycobacterium leprae e, quando se encontra no corpo humano, pode ferir permanentemente a pele e os nervos periféricos (nervos fora da medula espinhal) de mãos e pés, principalmente.

A doença pode infectar qualquer pessoa de qualquer idade. A infecção se dá pelas vias respiratórias e acontece quando um indivíduo saudável permanece em um contato próximo e prolongado com alguém doente sem tratamento.

Sintomas frequentes são manchas sensíveis ou dolorosas na pele; sensações de dormência ou formigamento ao longo de uma parte do corpo; perda de pelos e redução da transpiração nas áreas afetadas; inchaço nas mãos e pés; redução da força muscular; pele seca; caroços no corpo; olhos ressecados; feridas no nariz; febre e mal estar. A doença tem potencial de causar deformidades na pele e incapacidades físicas.

Felizmente, a hanseníase é curável se tratada desde o início. Basta procurar um dermatologista (médico especialista no cuidado da pele). No Brasil, o tratamento para a hanseníase é gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes podem se tratar em casa, com supervisão periódica nas unidades básicas de saúde.

Informações adicionais podem ser encontradas no site.

icone mapa

Avenida João Baptista Parra, 575
Praia do Suá. Vitória - ES
CEP: 29052-123
CNPJ: 03.910.634/0001-70

Tel.: (27) 2121-8500 
Ouvidoria: (27) 2121-8402

 

Icone Protocolo Administrativo

Secretaria Judiciária:
(27) 2121-8543

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento: 

Sede do Tribunal - 12h às 19h
Cartórios Eleitorais - 12h às 18h

Acesso rápido