Eventos de Memória

TRE-ES Cartilha Museu para igualdade

Os Tribunais Regionais Eleitorais do Ceará, Espírito Santo e Rio Grande do Norte em resposta ao convite do IBRAM para a 18ª Semana Nacional de Museus, elaboraram cartilhas para divulgar o tema "Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão". 

Acesse a Cartilha do TRE-ES Museu para Igualdade, diversidade e inclusão ou baixe o arquivo (pdf)
- Assista ao vídeo da cartilha no canal do YouTube do TRE-ES

Desde o ano de 1977 é celebrado no dia 18 de maio o Dia Internacional de Museus. A data foi instituída segundo o ICOM (Conselho Internacional de Museus) com o objetivo de chamar atenção para a importância dos museus para o intercâmbio de culturas e valorização da história e memória.

O tema é proposto pelo ICOM e é comemorado no mundo inteiro; no Brasil ele é coordenado pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) e  está na 18ª edição. Durante uma semana vários museus apresentam trabalhos dentro da temática sugerida. Este ano o tema é Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão. Veja aqui o texto de apresentação na íntegra.

A partir de um trabalho colaborativo entre o TRE/CE e TRE/RN  em evento do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), e após exposição em um encontro da Rede de Memória da Justiça Eleitoral, alguns TRE's (AM, BA, CE, ES, MG, PA, PB, PR, RN, RO, SP e TO) passaram, quando possível, a participar de forma colaborativa em eventos de Memória.

As parcerias ocorrem desde 2015. De acordo com os calendários de cada tribunal, os Centros de Memória ora em dupla, trio ou em conjunto trabalham de forma colaborativa, enriquecendo as ações desenvolvidas.

 

  Semana Nacional de Museus           Primavera de Museus         
15ª SNM 11ª PM
16ª SNM 12ª PM
17ª SNM 13ª PM 
18ª SNM 14ª PM