Saúde e bem-estar

saúde mental

Atenta no acompanhamento da situação de pandemia em todo o ES, dada a capilaridade da presença da Justiça Eleitoral, a Administração do TRE ES disponibiliza o Painel Covid-19 (clique aqui), produzido pela Secretaria de Estado da Saúde.

O objetivo da divulgação é uniformizar o acesso aos dados de contaminados em nosso Estado, por meio de fonte confiável, com estatísticas segmentadas por município, e reforçar as medidas adotadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo no cuidado com a saúde de todos os servidores. As atualizações são diárias e acreditamos que assim, os servidores do TRE-ES possam colaborar na adoção e manutenção de medidas de proteção e controle da doença.

Vídeo: A Justiça Eleitoral não para 

As crianças  e a Covid-19 (pdf)

Como cuidar da saúde mental na quarentena

Como manter um home office produtivo

Superando a procrastinação em situação de confinamento (pdf)

Saúde das relações (pdf)

Saúde alimentar (pdf)

Saúde física (pdf)

Saúde Oral

- Orientações Odontológicas (pdf)

- Bruxismo em vigília
Seus dentes estão encostados enquanto lê essa mensagem? Se a resposta foi positiva.... ATENÇÃO! Respire fundo, desencoste os dentes, coloque a língua no “céu da boca“ e encoste os lábios sem fazer força. Manter os dentes sem contato é a postura correta para evitar a sobrecarga dos músculos da mastigação e consequentemente dores de cabeça, face e pescoço, além de minimizar desgastes e fraturas dentárias.

Esse hábito diurno de apertar os dentes e/ou simplesmente mantê-los encostados durante atividades rotineiras é chamado de bruxismo em vigília e, na maioria das vezes é inconsciente e de difícil controle. Por isso, especialistas desenvolveram o aplicativo “Desencoste” para que as pessoas se tornem conscientes do problema e tentem corrigí-lo. Baixe e conheça o app, disponível nos dispositivos Android e Apple.  Fonte: TRE-SC (adaptado)

- Confira uma seleção de livros digitais gratuitos para baixar.

- Exercite-se com um aplicativo (android) para praticar exercícios físicos. 

- Bata papo com amigos e familiares por meio de aplicativos como WhatsAppSkype,  Google Hangouts e Zoom.

Acesse sites que divulgam notícias positivas em meio à pandemia, para deixar os dias mais leves. 

Good News Coronavírus 

Razões para acreditar

Só notícia boa

A pandemia e o isolamento trouxeram modificações importantes nas relações sociais, nos hábitos de higiene, na rotina, nas atividades de lazer, no trabalho, na vida como um todo.

Diante disso, durante o período de realização de trabalho remoto no TRE-ES, os atendimentos psicológicos ocorrerão on-line, em conformidade com Resolução do Conselho Federal de Psicologia nº 04/2020, que dispõe sobre regulamentação de serviços psicológicos prestados por meio de Tecnologia da Informação e da Comunicação durante a pandemia do COVID-19.

O serviço, ofertado pela psicóloga do TRE-ES Carina Charpinel Ventorini, direciona-se principalmente aos servidores que apresentarem tristeza persistente, crises de ansiedade, choro compulsivo, conflitos nos relacionamentos familiares, emoções que estejam os impedindo de prosseguir diante das mudanças vivenciadas, além de dificuldades diversas para enfrentar o momento de isolamento e para se adaptar ao trabalho remoto.

O objetivo é auxiliar e orientar os servidores que estiverem encontrando dificuldades de adaptação nesse momento crítico, de forma a preservar a saúde mental dos nossos colaboradores. Para agendar os atendimentos, basta entrar em contato por e-mail: carina.charpinel@tre-es.jus.br.