TRE-ES apresenta Bel, a assistente virtual que tira dúvidas dos eleitores

A assistente esclarece dúvidas sobre a regularidade da situação do eleitor, local de votação e muito mais!

TRE-ES BEL

Acesse https://bel.tre-es.jus.br para interagir com a Bel!

O Laboratório de Inovação e Inteligência Artificial do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) desenvolveu um chatbot que auxiliará os eleitores na resolução das principais dúvidas durante as eleições. O programa, apelidado de Bel (Bot ELeitoral), foi desenvolvido para utilização nos celulares Android e IOs, bem como em computadores e notebooks.

Bel é mais uma iniciativa do Presidente do TRE-ES, Desembargador Samuel Meira Brasil Jr. e está sendo treinada para responder as perguntas mais comuns dos eleitores durante as eleições. Por exemplo, a assistente virtual irá esclarecer dúvidas sobre a regularidade da situação do eleitor, o número da inscrição eleitoral, o local de votação, os procedimentos de segurança do processo eleitoral e informações sobre voto em trânsito. Todas as perguntas serão prontamente respondidas pela assistente virtual Bel.

Um detalhe importante é que, nas versões para celulares Android e quando utilizados computadores com Google Chrome, a Assistente Virtual aceitará comandos de voz. Assim, os eleitores poderão perguntar usando a própria voz, e as respostas serão dadas também oralmente pela Bel.

A assistente virtual faz mais do que simplesmente responder perguntas. Por exemplo, quando indagada sobre onde o eleitor vota, Bel disponibilizará a localização por meio de GPS para facilitar o deslocamento de quem fez o questionamento. E, caso o eleitor deseje, Bel poderá abrir o mapa para mostrar o caminho até o local de votação.

Além de prestar um relevante serviço para toda a sociedade, a assistente virtual ainda trará muitos outros benefícios para a Justiça Eleitoral capixaba, inclusive a longo prazo, produzindo economicidade de recursos públicos, aumento de eficiência e de produtividade. Para as eleições, a economia vem da desnecessidade de o TRE-ES contratar call centers para tirar as dúvidas dos eleitores. Por sua vez, a arquitetura do programa foi construída de modo a permitir a sua integração com outras funcionalidades do TRE-ES, promovendo a eficiência dos procedimentos, automatização de rotinas e aumento de produtividade. É, assim, uma ferramenta cuja utilidade vai permanecer no tempo. Assista aqui ao vídeo da Bel em atuação.

Bel é o segundo projeto desenvolvido pelo Laboratório de Inovação e Inteligência Artificial do TRE-ES, em mais uma ação inovadora da justiça eleitoral do Espírito Santo.

Acesse https://bel.tre-es.jus.br para interagir com Bel!

ícone mapa

Avenida João Baptista Parra, 575
Praia do Suá. Vitória - ES
CEP: 29052-123
CNPJ: 03.910.634/0001-70

Tel.: (27) 2121-8500 
Ouvidoria: (27) 2121-8402

 

Ícone Protocolo Administrativo

Secretaria Judiciária:
(27) 2121-8543

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento: 

Sede do Tribunal - 12h às 19h
Cartórios Eleitorais - 12h às 18h

Acesso rápido