TRE-ES disponibiliza equipamentos de coleta biométrica em todos os cartórios do Estado

Tribunal reforça aos eleitores de que não há urgência no procedimento

Eleitor tendo a biometria coletada

Para facilitar a vida dos eleitores de todo o Estado, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) equipou todos os cartórios eleitorais com kits biométricos para coleta de dados de quem ainda não passou pela biometria. A medida foi adotada nos primeiros dias de janeiro e é mais um serviço para facilitar a vida dos cidadãos, que não precisam de urgência na realização do procedimento.

A partir do dia 17 de fevereiro, o serviço também será disponibilizado nos postos eleitorais, localizados nos municípios de Alto Rio Novo, Atílio Vivácqua, Brejetuba, Conceição do Castelo, Governador Lindenberg, Irupi, Mantenópolis, Pedro Canário, Santa Maria de Jetibá, Sooretama e Vargem Alta, abrangendo assim, os eleitores de todo o Espírito Santo.

O objetivo do Tribunal ao disponibilizar o procedimento é possibilitar ao eleitor que faça a coleta biométrica da melhor forma possível, sem a formação de filas observadas durante os recadastramentos obrigatórios, a exemplo do que aconteceu no final do ano passado, em Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Marataízes e Piúma.

Quem precisa fazer e o que deve levar

O TRE-ES informa que o novo serviço é voltado apenas para os eleitores que não passaram por recadastramento biométrico ou para a emissão de novos títulos de eleitor. Aqueles que já possuem o título de eleitor do respectivo município com a expressão "Identificação Biométrica", localizada no canto superior direito do documento, não precisarão comparecer ao Cartório.

O serviço será permanente e o eleitor precisa levar documento oficial, título de eleitor (se tiver) e comprovante de residência recente. Os cartórios eleitorais funcionam de segunda a sexta, de 12h às 18h.

Informações adicionais, como estatísticas de eleitores biometrizados em todo o Estado, municípios que passaram por biometria e perguntas frequentes podem ser acessadas na página da biometria do TRE-ES.

icone mapa

Avenida João Baptista Parra, 575
Praia do Suá. Vitória - ES
CEP: 29052-123
CNPJ: 03.910.634/0001-70

Tel.: (27) 2121-8500 
Ouvidoria: (27) 2121-8402

 

Icone Protocolo Administrativo

Secretaria Judiciária:
(27) 2121-8543

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento: 

Sede do Tribunal - 12h às 19h
Cartórios Eleitorais - 12h às 18h

Acesso rápido