Juíza do TRE-ES atuará como observadora internacional das eleições gerais na Argentina

Dra. Wilma Chequer ficará na Argentina entre os dias 24 e 28 de outubro

Dra Wilma Pleno TRE-ES

No final do mês de outubro (dia 27 para ser mais exato), a Argentina passará por eleições gerais. Para acompanhar todo o processo democrático e conferir se não acontecerá nenhuma irregularidade eleitoral, vários observadores internacionais acompanharão os momentos finais da campanha e o dia de votação. Entre os visitantes, uma jurista com grande experiência no tema:  Dra. Wilma Chequer Bou-Habib.

Dra. Wilma é Juíza Substituta no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), pela classe dos juristas, já em sua segunda recondução (2015-2017 / 2018-2020). Foi Vice-Presidente Regional do Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral Brasileira (COPEJE). Por conta de sua atuação destacada, foi escolhida pela Conferencia Americana de Organismos Electorales Subnacionales por la Transparencia Electoral (CAOESTE) como uma das observadoras brasileiras. 

Além da procura por juristas com experiência eleitoral, a CAOESTE priorizou a escolha de mulheres para ocuparem o posto. Dra Wilma destaca que esta foi a forma da entidade contribuir para o reconhecimento da condição de igualdade de gênero e uma maior participação da mulher e diferentes minorias e passar uma mensagem para todos os países. 

Para Dra. Wilma, ser observadora internacional possibilitará "conhecimento, compartilhamento de experiências das práticas eleitorais, forma de votação, impacto da tecnologia no processo eleitoral; impacto dos valores sociais de inclusão da mulher (maioria do eleitorado e minoria na representação) e de outras minorias". 

Dra. Wilma Chequer Bou-Habib é a única capixaba na delegação que representará o Brasil como observadores internacionais entre os dias 24 e 28 de outubro. Como parte da programação, o grupo será recebido pelas autoridades eleitorais do país vizinho, fará reunião com os partidos políticos com candidatos às eleições gerais, visitará o Congresso argentino e passará por uma capacitação para conhecer como funciona o sistema eleitoral implantado na Argentina. 

ícone mapa

Avenida João Baptista Parra, 575
Praia do Suá. Vitória - ES
CEP: 29052-123
CNPJ: 03.910.634/0001-70

Tel.: (27) 2121-8500 
Ouvidoria: (27) 2121-8402

 

Ícone Protocolo Administrativo

Secretaria Judiciária:
(27) 2121-8543

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento: 

Sede do Tribunal - 12h às 19h
Cartórios Eleitorais - 12h às 18h

Acesso rápido