XIV CODEJE: Ministro Tarcísio Vieira de Carvalho é homenageado com a Comenda do Mérito Eleitoral

O evento aconteceu no Pleno do Tribunal Capixaba nesta quinta-feira (21)

TRE-ES CODEJE 2019 destaque

A abertura oficial do XIV Encontro do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEJE) reconheceu o trabalho desenvolvido pelo Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tarcísio Vieira de Carvalho, que foi agraciado com a Comenda do Mérito Eleitoral, entregue pelo Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), Desembargador Annibal de Rezende Lima, em cerimônia prestigiada e repleta de momentos emocionantes. O evento aconteceu no Pleno do Tribunal Capixaba e teve início às 19h30. 

O evento contou com as presenças do Presidente do TRE-ES, Desembargador Annibal de Rezende Lima; do Diretor da Escola Judiciária Eleitoral “Desembargador Antônio José Miguel Feu Rosa”, Juiz  membro do TRE-ES Adriano Athayde Coutinho; do Presidente do CODEJE, Desembargador Eleitoral Delmiro Dantas Campos Neto; do Ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Tarcísio Vieira de Carvalho; do Ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Sérgio Silveira Banhos; do vice-presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Desembargador Ney Batista Coutinho; da Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, Desembargadora Marilene Bonzanini; do Diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral, Flávio Pancieri; do Vice-presidente e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, Desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa; dos Juizes titulares e substitutos do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, Rodrigo Marques de Abreu Júdice, Ubiratan Almeida Azevedo e Wilma Chequer Bou-Habib; e do Diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, Alvimar Dias Nascimento. 

Em pronunciamento de abertura, o anfitrião e diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Espírito Santo, Juiz  membro do TRE-ES Adriano Athayde Coutinho, agradeceu a presença de todos e o empenho dos servidores do Tribunal na realização do XIV CODEJE. Destacou que deseja que "deste encontro tenhamos muitos frutos voltados inicialmente para as Escolas Judiciárias Eleitorais de todo o País, e que essas escolas possam replicar e propagar as ideias, os debates, as técnicas que sairem dessa reunião, para toda a sociedade". 

Na sequência, fez uso da fala o Presidente do CODEJE, Desembargador Eleitoral Delmiro Dantas Campos Neto, que destacou a importância das Escolas Judiciárias Eleitorais e a necessidade das EJEs em se organizarem para as Eleições 2020. "Fica a minha expectativa para que em 2020, possamos manter de forma altiva, o crescimento das atividades de nossas EJEs no Brasil, sem que as preocupações recorrentes com as Desinformações nas redes sociais, com os ataques que as urnas eletrônicas vêm sofrendo, com os dissabores dos antagonismos político-partidários, possam, de algum modo, influenciar as ações das Escolas". 

Durante a cerimônia foram homenageadas personalidades que prestaram relevantes serviços à Justiça Eleitoral. Receberam placas comemorativas a coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral do Acre, Déborah Karen Cavalcante Costa; o Presidente do TRE-PA, Desembargador Roberto Gonçalves de Moura; e Elaine Macedo, ex-presidente da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul. Uma reverência especial foi feita ao ex-presidente do CODEJE e ex-diretor da EJE-ES, Juiz Aldary Nunes Junior, grande incentivador e fomentador do crescimento e desenvolvimento das Escolas Judiciais em todo o Brasil. 

O ponto alto da cerimônia foi a entrega da Comenda do Mérito Eleitoral ao Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tarcísio Vieira de Carvalho, pelas mãos do Presidente do TRE-ES, Desembargador Annibal de Rezende Lima. A honraria, instituida pelo Tribunal Capixaba em 1999, tem por objetivo agraciar personalidades ou entidades que tenham prestado relevantes serviços à causa da Justiça Eleitoral, contribuindo para seu engrandecimento, eficiência e respeitabilidade. 

Em agradecimento, Ministro Tarcísio Vieira de Carvalho destacou que "em momentos como esses, é muito mais fácil falar com o coração do que com palavras. Recebo com muita honra (essa homenagem). Ela marca um momento. Essas homenagens, essas fotos, esses retratos que nós recebemos no exercício do cargo, elas tem lugar especial predileção em nossos corações, porque nos faz ver que essa profissão não é um fardo".  

O XIV CODEJE é uma realização do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, por meio da Escola Judiciária Eleitoral “Desembargador Antônio José Miguel Feu Rosa” e Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP). O evento conta com o apoio do Banestes, V1, CRECI-ES, Cartório do Registro Civil e Tabelionato de Notas de Linhares, SINOREG-ES, Vinhas Menezes Netto Advogados, FUCAPEe ABRADEP.

CODEJE

O Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais - CODEJE foi criado em julho de 2013, em Recife, Pernambuco. Dentre seus objetivos estão: a integração e o aperfeiçoamento das Escolas, o intercâmbio entre as EJEs, com a permanente troca de experiências funcionais e administrativas, o desenvolvimento de ações com a finalidade de incentivar o interesse pelo estudo, pesquisa e produção científica no âmbito de sua competência, a fixação de critérios e a uniformização da atuação das Escolas Judiciárias, respeitando a autonomia e peculiaridades de cada região. Também é função do Colégio representar as Escolas Judiciárias perante o Tribunal Superior Eleitoral.

ícone mapa

Avenida João Baptista Parra, 575
Praia do Suá. Vitória - ES
CEP: 29052-123
CNPJ: 03.910.634/0001-70

Tel.: (27) 2121-8500 
Ouvidoria: (27) 2121-8402

 

Ícone Protocolo Administrativo

Secretaria Judiciária:
(27) 2121-8543

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento: 

Sede do Tribunal - 12h às 19h
Cartórios Eleitorais - 12h às 18h

Acesso rápido