Desembargador Samuel Meira Brasil Júnior é o novo presidente do TRE-ES

O Desembargador Carlos Simões Fonseca foi empossado como vice-presidente, cargo que vai acumular com o de corregedor regional eleitoral

Desembargador Samuel Meira Brasil Júnior é o novo presidente do TRE-ES

O Desembargador Samuel Meira Brasil Júnior tomou posse, na tarde desta quarta-feira (11), na Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo para o biênio 2020/2021. Ele estará à frente da Justiça Eleitoral capixaba nas Eleições Municipais de 2020. Na mesma solenidade, o Desembargador Carlos Simões Fonseca foi empossado como vice-presidente, cargo que vai acumular com o de Corregedor Regional Eleitoral.

Em seu discurso de despedida, o Desembargador Annibal de Rezende Lima manifestou gratidão aos seus pares, aos servidores da administração do TRE-ES, demonstrando sua intensa satisfação na condução dos diversos desafios na Justiça Eleitoral, como por exemplo a realização das Eleições Gerais de 2018, a "mais complexa de toda a nossa história republicana".

Na sequência, Desembargador Samuel Meira Brasil Júnior prestou o compromisso regimental, assinou o Termo de Posse e tomou assento na cadeira de Presidente do TRE-ES, convidando, em seguida, o Desembargador Carlos Simões Fonseca, para, da mesma forma, tomar assento, como Vice-Presidente e Corregedor, já devidamente empossado.

O discurso de saudação aos novos membros do TRE foi feito pelo Juiz Federal Fernando César Baptista de Mattos, membro titular da Classe dos Juízes Federais, que destacou para os presentes a atuação marcante dos empossados na história da magistratura capixaba.

Com a palavra, já como Presidente empossado, o Desembargador Samuel Meira Brasil Júnior saudou os presentes e reforçou os desafios em conduzir a Justiça Eleitoral em tempos de fake news e de acirramento político em todos os campos, até no familiar. 

O encerramento da cerimônia aconteceu com a apresentação da foto de Desembargador Annibal de Rezende Lima no quadro de ex-presidentes do Tribunal e da recepção de boas-vindas, com troca de flores, pelas esposas dos Desembargadores Annibal e Samuel, Cynthia Pinheiro da Silveira de Rezende Lima e Anna Lara Ferreira Brasil. 

A cerimônia de posse, que foi bastante concorrida, contou com as presenças do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, representando o Governador do Estado, Renato Casagrande; do presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Desembargador Sérgio Gama; do deputado Marcelo Santos, representando a presidência da Assembleia Legislativa do Estado; do Procurador-Geral de Justiça, Eder Pontes da Silva; do secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES), Marcus Felipe Botelho Pereira, representando a presidência da entidade.

Pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, compuseram a cerimônia o diretor geral do TRE-ES, Alvimar Dias Nascimento; o Juiz Federal Fernando César Baptista de Mattos, os membros titulares do Pleno, juízes Heloísa Cariello, Ubiratan Almeida Azevedo, Adriano Athayde Coutinho, Rodrigo Marques de Abreu Júdice; e o Procurador Regional Eleitoral no Espírito Santo, André Pimentel Filho.  

Também compareceram à posse os prefeitos de Vitória, Luciano Rezende, e de Vila Velha, Max Filho; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Rodrigo Chamoun; Desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado; a Diretora do Foro da Justiça Federal do Espírito Santo, Juíza Federal Cristiane Conde Chmatalik; juizes, conselheiros do Tribunal de Contas, deputados estaduais, familiares e imprensa. 

A cerimônia de posse completa se encontra no canal do TRE-ES no Youtube. Para ver fotos da posse, clique aqui

ícone mapa

Avenida João Baptista Parra, 575
Praia do Suá. Vitória - ES
CEP: 29052-123
CNPJ: 03.910.634/0001-70

Tel.: (27) 2121-8500 
Ouvidoria: (27) 2121-8402

 

Ícone Protocolo Administrativo

Secretaria Judiciária:
(27) 2121-8543

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento: 

Sede do Tribunal - 12h às 19h
Cartórios Eleitorais - 12h às 18h

Acesso rápido