TRE-ES define as datas para o início do recadastramento biométrico em Colatina e Cachoeiro de Itapemirim

Resolução com as datas de início do recadastramento biométrico dos eleitores foi aprovada em Sessão Plenária do Tribunal

BIOMETRIA

O recadastramento biométrico obrigatório em Colatina terá início no dia 11 de setembro e  em Cachoeiro de Itapemirim começará no dia 18 de setembro. Os eleitores dessas cidades deverão comparecer às unidades da Justiça Eleitoral (em cada município) portando documento oficial com foto, título de eleitor (se tiver) e comprovante de residência recente para fazer a biometria.

Importante ressaltar que os eleitores que já possuírem o título de eleitor, do respectivo município, do qual conste a expressão "Identificação Biométrica", no canto superior direito, não precisarão comparecer à convocação.

O objetivo do cadastramento é tornar ainda mais segura a identificação do eleitor na hora do voto, ao impedir qualquer possibilidade de fraude. Mesmo quem não é obrigado a votar - pessoas com mais de 70 anos de idade, analfabetos e maiores de 16 e menores de 18 anos - deve fazer o cadastramento caso deseje votar nas próximas eleições. O eleitor que não se apresentar terá o título cancelado. Além disso, não votar nem justificar ausência pode resultar em uma série de restrições, como a impossibilidade de obter a certidão de quitação eleitoral, renovar passaporte e tomar posse em cargo público. 

No Espírito Santo, 1.332.404 dos eleitores (48,36%) já fizeram o recadastramento biométrico. 38 municípios do Estado foram revisados em sua totalidade.

Eleitorado nas duas cidades:

Colatina - 88.412 eleitores

22.302 procuraram voluntariamente os cartórios (25,23%)

Cachoeiro de Itapemirim - 136.907 eleitores

33.598 procuraram voluntariamente os cartórios (24,64%)

O que é a biometria?

A biometria é uma tecnologia empregada pela Justiça Eleitoral que permite identificar o cidadão, de modo seguro e eficaz, por meio das impressões digitais, da fotografia e de sua assinatura. No momento da votação, o reconhecimento das digitais ocorre por meio de leitor biométrico acoplado ao terminal do mesário. As digitais são únicas em cada indivíduo, o que oferece a garantia de que quem está votando é realmente o titular do voto. Assim, a biometria dá ainda mais segurança à eleição.

Além disso, o sistema AFIS (Automated Fingerprint Identification System), adotado pela Justiça Eleitoral, afasta situações de duplicidade ou multiplicidade de inscrições no cadastro eleitoral. Isso porque faz o batimento eletrônico das dez impressões digitais de cada eleitor cadastrado com as digitais de todos os eleitores registrados no banco de dados. O sistema tem capacidade para comparar até 160 mil impressões digitais por dia, mas pode ser ampliada, se preciso.

icone mapa

Avenida João Baptista Parra, 575
Praia do Suá. Vitória - ES
CEP: 29052-123
CNPJ: 03.910.634/0001-70

Tel.: (27) 2121-8500 
Ouvidoria: (27) 2121-8402

 

Icone Protocolo Administrativo

Secretaria Judiciária:
(27) 2121-8543

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento: 

Sede do Tribunal - 12h às 19h
Cartórios Eleitorais - 12h às 18h

Acesso rápido