XII CODEJE: juiz eleitoral Aldary Nunes Junior encerra seu biênio como presidente do colégio

O Encontro de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais reuniu desembargadores, juízes, coordenadores e servidores das EJEs, com extensa programação, que contou com a realização de palestras, mesa redonda e apresentação de projetos

TRE-ES EJE Dr Aldary Manaus

O XII Encontro de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEJE), realizado nos últimos dias 8 e 9, em Manaus, Amazonas, registrou o encerramento da destacada participação do Juiz Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Espirito Santo (TRE-ES) e diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Espírito Santo, Aldary Nunes Junior, da presidência do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais.

Em discurso realizado na abertura do evento, que aconteceu no Teatro Amazonas, Dr. Aldary Nunes Junior agradeceu à receptividade do povo manauara e comentou o papel das EJEs desde sua criação:

“Somos um sistema de escolas judiciárias eleitorais, ou seja, temos obrigações institucionais com a educação, com a cidadania, com a divulgação dos temas eleitorais, pois todos sabemos da importância que é, para um Estado Democrático de Direito, que as pessoas saibam como funciona o Sistema Eleitoral, para que as pessoas saibam do valor do voto, da participação política, e nós fazemos esse papel".

"Estamos nesse CODEJE para discutir os avanços que precisamos implementar, as experiências que tivemos no pleito nacional que acabamos de realizar, as dificuldades que enfrentamos e, mesmo diante de tudo isso, buscarmos avançar. Temos um compromisso em fazer mais e melhor. Por fim, queria frisar que temos muita confiança na gestão da ministra Rosa Weber, jurista do mais alto quilate, que já foi Diretora da EJE do TSE, portanto, a ministra sabe de todas as dificuldades que as escolas encontram e certamente dará todo o apoio necessário”.

E disse mais: “Quero crer que exerci um bom mandato à frente do CODEJE. No entanto, recebi de antecessores trabalhos muito bons, acrescentei minha colaboração pessoal, e tenho convicção de que outros ainda virão para que fortaleçamos ainda mais esse elo de cidadania, esse elo de mostrar às pessoas a importância da política, pois a política é essencial na vida de qualquer sociedade civilizada”.

Como novo presidente do CODEJE foi escolhido o Dr. Delmiro Dantas Campos Neto, Diretor da EJE-PE. O Diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Amazonas (EJE-AM), Juiz Abraham Peixoto Campos Filho, foi aclamado vice-presidente do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais para o próximo biênio. A Secretaria-Geral ficará sob a responsabilidade da Dra. Rozane Pereira Ignácio (EJE-RR). Integram, ainda, a Comissão Executiva, os seguintes membros: Dr. Daniel Castro (EJE-MS), Dr. Léo Alexandrino Lima (EJE-AP), Dra. Roberta Rocha Fonseca (EJE-MG), Daniel Santos Rocha (EJE-PI) e Dr. Antônio Franco Ferreira (EJE-PR).

Sobre o evento

XII Encontro de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEJE) reuniu desembargadores, juízes, coordenadores e servidores das EJEs, com extensa programação, que contou com a realização de palestras, mesa redonda e apresentação de projetos.

Ao final do evento, foi elaborada a Carta de Manaus com sugestões e conclusões do Encontro. Dentre outros temas, o documento sugeriu que seja criado um Grupo de Trabalho Nacional, composto por representantes das 5 regiões do país, objetivando discutir, junto à EJE/TSE, um Projeto Político Pedagógico Nacional (PPP) para orientar as atividades das EJEs, adaptável conforme às peculiaridade locais.

Atualmente, todos os TREs do Brasil possuem uma EJE, que tem como objetivo promover o conhecimento em Direito Eleitoral, por meio de cursos de pós-graduação, cursos de extensão, ciclos de estudos e seminários ao público interno e externo.

Leia a Carta de Manaus (PDF).

ícone mapa

Avenida João Baptista Parra, 575
Praia do Suá. Vitória - ES
CEP: 29052-123
CNPJ: 03.910.634/0001-70

Tel.: (27) 2121-8500 
Ouvidoria: (27) 2121-8402

 

Ícone Protocolo Administrativo

Secretaria Judiciária:
(27) 2121-8543

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento: 

Sede do Tribunal - 12h às 19h
Cartórios Eleitorais - 12h às 18h

Acesso rápido