Juízes do TRE-ES são homenageados no V Encontro Nacional dos Juristas dos Tribunais Eleitorais

A honraria é concedida aos membros, em exercício ou não, que prestaram relevantes serviços à Justiça Eleitoral Brasileira

TRE-ES juízes homenageados
Dr. Adriano Athayde Coutinho, dr. Rodrigo Marques de Abreu Júdice, dra. Wilma Chequer Bou-Habib e o presidente do COPEJE, Telson Ferreira, membro titular do TRE/DF

Os juízes e membros da corte do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), Adriano Athayde Coutinho e Wilma Chequer Bou-Habib, foram homenageados com a Medalha de Alta Distinção Ministro Celio Silva, durante a realização do “V Encontro Nacional dos Juristas dos Tribunais Eleitorais”, promovido pelo Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral (COPEJE), em Fortaleza, Ceará, nos dias 22 e 23 de novembro. A honraria é concedida aos membros, em exercício ou não, que prestaram relevantes serviços à Justiça Eleitoral Brasileira.

O Espírito Santo teve como representantes os homenageados - juízes Adriano Athayde Coutinho e Wilma Chequer Bou-Habib; além do juiz eleitoral Rodrigo Marques de Abreu Júdice; e do juiz eleitoral e presidente do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais, Aldary Nunes Junior, que foi convidado de honra do COPEJE.

O evento propõe o debate de temas relevantes para a Justiça Eleitoral. Para essa edição, foram pautados assuntos como a avaliação das Eleições 2018, combate às fake news, propaganda nas novas tecnologias de comunicação e segurança das urnas. O Encontro Nacional é organizado pelo Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral (COPEJE). Antes da edição de Fortaleza, os juízes haviam se reunido no Rio de Janeiro, Natal, Brasília e Curitiba.

Medalha de Alta Distinção Ministro Celio Silva

A Medalha de Alta Distinção Ministro Celio Silva é a mais alta comenda do Colégio Permanente de Jurista da Justiça Eleitoral Brasileira – COPEJE. Criada em 18 de novembro de 2016, após aprovação em Assembleia Geral e regulamentada pela Resolução do COPEJE nº 01/2017.

O Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral Brasileira – COPEJE congrega em seus quadros Juízes Eleitorais com acento nos Tribunal Regionais Eleitorais dos Estados e Distrito Federal e Ministros do Tribunal Superior Eleitoral advindos da categoria dos juristas.

A Comenda leva o nome do ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Célio Silva, que integrou o TSE representando os juristas, ocupando o cargo de ministro substituto entre 1966 e 1969, posteriormente nomeado como ministro efetivo ocupando o referido cargo até 1971.

Com larga experiência, Célio Silva, era formado pela Universidade de São Paulo (USP) e reconhecidamente especialista em Direito Eleitoral, tendo exercido, ainda, as funções de Sub-Procurador do Distrito Federal de 1966 até a sua aposentadoria em 1989, vindo a falecer em 27 de junho de 2016, aos 91 anos de idade.

A Ordem de Mérito de Alta Distinção do COPEJE é destinada a agraciar membros em exercício ou não, que prestaram relevantes serviços à Justiça Eleitoral Brasileira, além de autoridades de que contribuíram para o crescimento da categoria dos juristas na justiça eleitoral e o direito eleitoral.

*Com informações da assessoria de comunicação do COPEJE

ícone mapa

Avenida João Baptista Parra, 575
Praia do Suá. Vitória - ES
CEP: 29052-123
CNPJ: 03.910.634/0001-70

Tel.: (27) 2121-8500 
Ouvidoria: (27) 2121-8402

 

Ícone Protocolo Administrativo

Secretaria Judiciária:
(27) 2121-8543

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento: 

Sede do Tribunal - 12h às 19h
Cartórios Eleitorais - 12h às 18h

Acesso rápido