Escola Judiciária Eleitoral do TRE-ES apresenta o #VemPraUrna para os alunos do colégio Marista de Terra Vermelha

O projeto #vempraurna tem como objetivo promover a conscientização da importância do alistamento e do voto para os jovens eleitores, ampliando o universo do eleitorado consciente capixaba

TRE-ES jovem eleitor vem pra urna 2018 marista VV

Conscientizar sobre a importância do voto e combater às Fake News foram as lições apresentadas para uma turma de jovens alunos do colégio Marista de Terra Vermelha, Vila Velha, em mais uma ação promovida pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), dentro do projeto #VemPraUrna. O encontro aconteceu no início da tarde desta segunda-feira (19) e contou com a presença de aproximadamente 100 estudantes, de 15 a 17 anos.

Com o tema "O Papel dos Jovens Eleitores na Cidadania", o chefe de Cartório da 33ª Zona Eleitoral (Ecoporanga), Fabrício Pimentel Riva, e o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-ES, Danilo Marchiori, falaram sobre a importância do voto nas próximas eleições, principalmente dos jovens; explicaram os danos promovidos pelas Fake News e porque elas devem ser combatidas; e apresentaram a urna eletrônica e disseram porque a tecnologia empregada pelo TSE é uma das mais modernas do mundo. Os jovens acompanharam toda a apresentação com interesse e ainda fizeram perguntas ao final, quando puderam simular o primeiro voto. 

Amanda, 15, pretende tirar o título de eleitor quando completar 16 anos e gostou da palestra da Escola Judiciária por abordar pontos importantes sobre as eleições de 2018 e por apresentar como o voto é registrado na urna eletrônica e sua contabilização. Interessada por política, a jovem tem debatido o assunto em casa e acha que outros direitos deveriam ser concedidos a quem completa 16 anos, como dirigir, por exemplo. 

Julia, 15, está desacreditada com a política nacional e não pretende votar nas próximas eleições. Reconhece que a palestra foi importante para "esclarecer algumas dúvidas que tinha sobre o processo do voto, mas não acredita nos políticos que estão nos representando". 

Letícia Maria Borlini, assistente social do colégio Marista de Terra Vermelha, destacou que a palestra foi um pedido do colégio para promover a cidadania dos alunos e agradeceu a parceria da Escola Judiciária Eleitoral. "Os estudantes gostaram do conteúdo apresentado e pretendemos levar os interessados ao cartório eleitoral para que tirem o título de eleitor. O projeto #VemPraUrna é muito interessante e possibilita discutir com os alunos a importância do voto e seus desdobramentos".

Projeto #VemPraUrna

Visando promover a conscientização da importância do alistamento e do voto para os prospectivos eleitores, na faixa etária de 16 a 17 anos, ampliando o universo do eleitorado consciente capixaba, o TRE-ES lançou o projeto #vempraurna.

Com uma linguagem jovem e atual, bem de acordo com a que é utilizada nas redes sociais – que se mostram como um excelente disseminador de ideias – o projeto #vempraurna promoverá palestras de cunho conscientizador, nas escolas, tendo como público-alvo estudantes do ensino médio, com idade entre 16 e 17 anos, incentivando o seu alistamento no cadastro eleitoral e, posteriormente, sua participação efetiva na vida política, por meio do voto.

icone mapa

Avenida João Baptista Parra, 575
Praia do Suá. Vitória - ES
CEP: 29052-123
CNPJ: 03.910.634/0001-70

Tel.: (27) 2121-8500 
Ouvidoria: (27) 2121-8402

 

Icone Protocolo Administrativo

Secretaria Judiciária:
(27) 2121-8543

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento: 

Sede do Tribunal - 12h às 19h
Cartórios Eleitorais - 12h às 18h

Acesso rápido