Eleições 2018: eleitor com mais de 70 anos deve fazer biometria obrigatória para votar

Eleições 2018: eleitor com mais de 70 anos deve fazer biometria obrigatória para votar

Cadastramento

Os eleitores que possuem mais de setenta anos, entre dezesseis e dezoito anos ou analfabetos não são obrigados a votar, ou seja têm o voto facultativo, conforme determina a Constituição Federal, art.14, § 1º.

Mas para não ter o título cancelado, devem fazer o cadastramento biométrico; caso não façam, ficarão impedidos de participar das próximas eleições. O voto é facultativo, porém essa pode não ser a única consequência negativa para essas pessoas.

Ocasionalmente, a Receita Federal realiza o batimento dos dados dos contribuintes. No caso de o contribuinte encontrar-se com a inscrição eleitoral cancelada, pode ocorrer de aquele Órgão de arrecadação do Executivo chamar o cidadão para esclarecimento.

Por isso, compareça à revisão biométrica, se estiver ocorrendo em seu município. O atendimento é prioritário para maiores de 60 anos.

O objetivo da biometria é a coleta das digitais com atualização dos dados de cada eleitor a fim de aumentar a segurança na sua identificação no momento do voto. Além disso, a Justiça Eleitoral realiza uma revisão no cadastro, eliminando de seu banco de dados as informações daqueles eleitores que não comprovarem vínculo com o respectivo município.

A revisão biométrica está acontecendo, no ES, em Vila Velha, Anchieta, Ibatiba, Presidente Kennedy e São José do Calçado.

O horário de atendimento é de segunda-feira a sábado, das 10h às 18h.

Documentos

Para fazer a revisão biométrica o eleitor deve levar ao local de atendimento um documento oficial de identificação e comprovante de residência.

 

Serviço: Central de Atendimento da Biometria - VV

            Cartório Eleitoral de Anchieta

            Cartório Eleitoral de Ibatiba

            Posto Eleitoral de Presidente Kennedy

            Posto Eleitoral de São José do Calçado

Horário de atendimento: 10h às 18h, de segunda a sábado

ícone mapa

Avenida João Baptista Parra, 575
Praia do Suá. Vitória - ES
CEP: 29052-123
CNPJ: 03.910.634/0001-70

Tel.: (27) 2121-8500 
Ouvidoria: (27) 2121-8402

 

Ícone Protocolo Administrativo

Secretaria Judiciária:
(27) 2121-8543

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento: 

Sede do Tribunal - 12h às 19h
Cartórios Eleitorais - 12h às 18h

Acesso rápido